Perfil de qualidade de vida e atividade fí­sica habitual de adultos participantes das aulas de educação fí­sica da Educação de Jovens e Adultos

  • Gabriel Dias Rodrigues Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio De Janeiro.
  • Edmundo de Drummond Alves Junior Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói-RJ, Brasil
Palavras-chave: Atividade física, Educação, Qualidade de vida

Resumo

O presente estudo tem como objetivo descrever o perfil de qualidade de vida (QV) e de atividade física (AF) habitual de adultos participantes das aulas de Educação Física da Educação de jovens e Adultos, a partir da aplicação dos questionários SF-36 e Baecke modificado, respectivamente. A amostra estudada apresentou um alto nível de atividades domiciliares e de QV nos domínios de aspectos físicos, capacidade funcional, aspectos sociais e emocionais. Entretanto, os níveis como vitalidade e o estado geral de saúde apresentam níveis mais baixos do que os demais. Portanto, o fato dos indivíduos apresentarem alto nível de AF parece influenciar em somente alguns domínios da QV. Sendo assim, a QV é influenciada por múltiplos fatores e diferenciada em diferentes populações.

Biografia do Autor

Gabriel Dias Rodrigues, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio De Janeiro.

Professor de Educação Fí­sica graduado (2010 - 2014) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), durante o curso participou (como bolsista) de projetos de extensão (PROEX) e iniciação à docência (PIBID) pelo Instituto de Educação Fí­sica - UFF. Além disso, foi aluno de iniciação cientí­fica (PIBIC) no Laboratório de Fisiologia do Exercí­cio Experimental e Aplicada - Instituto Biomédico/UFF. Ingressou no curso de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Antônio Pedro - UFF (2014), interrompido devido a aprovação para o doutorado direto. Atualmente é doutorando (bolsista CAPES) no programa de Ciências Biomédicas (Fisiologia e Farmacologia) - UFF. Tem experiência na área de Fisiologia e com ênfase em Fisiologia do Exercí­cio, Prescrição de Exercí­cios, Promoção da Saúde e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: exercí­cio, modulação autonômica cardí­aca, variabilidade da frequência cardí­aca, treinamento dos músculos respiratórios, prevenção de quedas em idosos.

Edmundo de Drummond Alves Junior, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói-RJ, Brasil

Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde è vice diretor do Instituto de Educação Fí­sica desde o ano de 2011, é graduado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973); possui Diploma de Estudos Aprofundados (Dea) Histoire Civilisations et Sociètés - Università Rennes 2 Haute Bretagne, (1994), mestrado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Educação Fí­sica pela Universidade Gama Filho (2004).

Referências

-Alves Junior, E. D.; Melo, V. A. Introdução ao lazer. São Paulo. Manole. 2012.

-Alves Junior, E.D. (org) Envelhecimento e vida saudável 1. Rio de Janeiro. Apicuri. 2009.

-Alves Junior,E. D. (org) Envelhecimento e vida saudável 1. Rio de Janeiro. Apicuri. 2010.

-Brandão, C. R. O Que é Educação. São Paulo. Brasiliense.1995.

-Brasil. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.Brasília: 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>.

-Chyun, D. A.; e colaboradores. The association of psychological factors, physical activity, neuropathy, and quality of life in type 2 diabetes. Biol Res Nurs. Vol. 7. Núm. 4. p. 279-288. 2006.

-Farinatti P. T. V.; Ferreira M. S. Saúde, promoção da saúde e educação física. Rio de Janeiro. Editora da UERJ. 2006.

-Ferreira, M.S. Agite Antes de Usar... A Promoção da Saúde em Programas Brasileiros de Promoção da Atividade Física: o caso do Agita São Paulo. Dissertação. Doutorado em Ciências da Saúde Pública. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro. 2008.

-Garratt, A. M.; e colaboradores. The SF36 health survey questionnaire: An outcome measure suitable for routine use within the nhs? Bmj. Vol. 306. Núm. 6890. p. 1440-1444. 1993.

-Melo, V. A. D. Esporte e lazer –Conceitos uma introdução histórica. Rio de Janeiro: Apicuri. 2006.

-Minayo,M.C.S.; e colaboradores. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. Ciência & Saúde Coletiva. Vol. 5. Núm. 1. p. 7-18. 2000.

-Naiff, L. A. M.; Naiff, D. G. M. Educação de jovens e adultos em uma análise psicossocial: representações e práticas sociais. Psicologia & Sociedade. Vol. 20. Núm. 3. 2008.

-Pucci, G. C. M. F.; e colaboradores. Associação entre atividade física e qualidade de vida em adultos. Rev Saúde Pública. Vol. 46. Núm. 1. p. 166-179. 2012. Disponível em: .

-Sampaio, M. Educação de jovens e adultos: uma história de complexidade e tensões. Práxis Educacional. Vitória da Conquista. Vol. 5. Núm. 7. p. 13-27. 2009.

-Scliar, M. História do Conceito de Saúde. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva. Vol. 17. Núm. 1. p. 29-41. 2007.

-Smith, K. M.; e colaboradores. Differences in sustainability of exercise and health related quality of life outcomes following home or hospital-based cardiac rehabilitation. Eur J Cardiovasc Prev Rehabil.FESC. Vol. 11. Núm. 4. p. 313-319. 2004.

-Soares, L. Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

-Spirduso, W. W.; Cronin, D.L.Exercise dose-response effects on quality of life and independent living in older adults. Medicine & Science in Sports & Exercise. Indianapolis. Vol. 33. Núm. 6. p. 598-608. 1991.

-Vilanova, R.; Martins, I. Educação em Ciências e educação de jovens e adultos: pela necessidade do diálogo entre campos e práticas. Ciência& Educação. Vol. 14. Núm. 2. p. 331-346. 2008.

-Voorrips, L. E.; e colaboradores. A physical activity questionnaire for the elderly. Medicine & Science in Sports & Exercise. Vol. 23. Núm. 8. p. 974-979. 1991.

-WHOQOL, Group. The Ottawa Charter for Health Promotion. Switzerland. Nov. 1984. Disponível em:<http://www.who.int/en>.

-WHOQOL, Group. The World Health Organization Quality of Life assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization. Soc Sci Med. Vol. 41. Núm. 10. p. 1403-1409. 1995. Disponível em: <http://www.who.int/en>.

Publicado
2016-11-19
Como Citar
Rodrigues, G. D., & Alves Junior, E. de D. (2016). Perfil de qualidade de vida e atividade fí­sica habitual de adultos participantes das aulas de educação fí­sica da Educação de Jovens e Adultos. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 10(62), 734-740. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1002
Seção
Artigos Científicos - Original