Treinamento de força e alongamento para idosas: isolado ou combinado?

Gabriel Almeida Oliveira, Emerson Luiz Teixeira

Resumo


O objetivo desse estudo foi investigar o efeito de oito semanas do treinamento de força isolado ou combinado com o treinamento de alongamento sobre a força, flexibilidade, hipertrofia e capacidade funcional de idosas. Nove mulheres fisicamente ativas foram separadas em três grupos: grupo de treinamento de força (TF) (n=3; idade = 58,0 ± 2,0 anos; peso = 65,9 ± 5,8 kg; estatura = 153,0 ± 1,3 cm), grupo de treinamento de força mais alongamento (TF+AL) (n=3; idade = 63,0 ± 2,0 anos; peso = 68,5 ± 6,5 kg; estatura = 159,3 ± 5,0 cm); e grupo controle (CONT) (n=3; idade = 62,7 ± 4,4 anos; peso = 66,8 ± 7,1 kg; estatura = 161,0 ± 3,9 cm). O protocolo de TF consistiu em dois exercícios e o de AL estático foi realizado com cinco diferentes exercícios, todos para os membros inferiores. O grupo TF realizou o TF duas vezes por semana, enquanto o grupo TF+AL realizou o TF duas vezes e o AL (em dias alternados) mais dois dias da semana. Os resultados demonstraram maiores ganhos de força para flexores de joelho e flexibilidade para o grupo TF+AL, e melhoras similares na hipertrofia muscular e capacidade funcional para os grupos TF+AL e TF. Concluímos que o TF+AL em dias alternados pode proporcionar efeitos adicionais na força e flexibilidade, superiores ao TF isoladamente. No entanto, outros estudos são necessários para verificar se o TF+AL em longo prazo promoveria melhores efeitos que o TF isolado na hipertrofia e capacidade funcional de idosas.

 

ABTRACT 

Strenght training and stretching for the elderly: alone or in combination?

The aim of the study was to investigate the effect of eight weeks of resistance training alone or in combination with stretching training on the strength, flexibility, hypertrophy and functional capacity of elderly. Nine women physically active were separated into three groups: strength training group (TF) (n = 3; age = 58.0 ± 2.0 years; weight = 65.9 ± 5.8 kg; height = 153.0 ± 1.3 cm), strength training group more stretching (TF + AL) (n = 3; age = 63.0 ± 2.0 years; weight = 68.5 ± 6.5 kg, height = 159, 3 ± 5.0 cm); and control group (CONT) (n = 3; age = 62.7 ± 4.4 years; weight = 66.8 ± 7.1 kg; height = 161.0 ± 3.9 cm). The RT protocol consisted of two exercises and static AL was performed with five different exercises, all to the lower limbs. The RT Group performed two times a week, while the RT + ST group performed RT two times and the ST (on alternate days) two days a week. The results demonstrated greater gains in strength of knee flexors and flexibility for RT + ST group, and similar improvements in muscle hypertrophy and functional capacity for RT + ST and RT groups. In conclusion, the TF + AL on alternate days can provide additional effects on the strength and flexibility, superior to the TF alone. However, further studies may need to examine that the TF + AL promote best long-term effects that the TF isolated on hypertrophy and functional capacity of elderly.

Palavras-chave


Treinamento resistido; Flexibilidade; Capacidade funcional; Envelhecimento

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