Perfil profissional do personal trainer atuante em academias de Teresina-PI

  • Francisca Islandia Cardoso da Silva Fundação Municipal de Saúde de Teresina
  • Arcângela Mayara Luz Santos Universidade Federal do Piauí-IFPI, Piauí, Brasil
  • David Marcos Emérito de Araújo Universidade Federal do Piauí­ (UFPI), Teresina-PI, Brasil
Palavras-chave: Educação física, Treinamento personalizado, Academia

Resumo

Objetivo. Este trabalho descritivo-exploratório investigou o perfil do personal trainer atuante em academias de médio e grande porte da zona leste de Teresina. Materiais e Métodos. A amostra intencional consistiu de 60 profissionais. Para levantamento dos dados, utilizou-se um questionário, composto por 30 questões, que versava sobre a situação econômica, formação acadêmica e continuada, metodologia de trabalho e experiência profissional. Resultados. 95,1% dos participantes possui graduação em educação física. Desses, 41% possui pós-graduação. Sobre as formas de reavaliação física utilizadas, detectou-se que 3,3% dos entrevistados não fazem reavaliações. Da amostra, 32,8% trabalhavam apenas como personal trainer e 67,2% trabalhavam também em outras áreas. 90,2% dos entrevistados pretende seguir como personal em razão, principalmente, de afinidade com a área (60%) e melhor remuneração (32,7%). 57,4% da amostra considera a desvalorização financeira do serviço como a maior agrura enfrentada no mercado de trabalho pelo personal. Conclusões. O treinamento personalizado em Teresina é recente, os profissionais parecem ter ciência da importância de sua qualificação e competência para a realização de um bom trabalho, no entanto, ainda galgam o espaço de reconhecimento e valorização devido como agentes de saúde.

Biografia do Autor

Francisca Islandia Cardoso da Silva, Fundação Municipal de Saúde de Teresina

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Piauí­. Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí­.

Arcângela Mayara Luz Santos, Universidade Federal do Piauí-IFPI, Piauí, Brasil

Graduada em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Piauí­.

David Marcos Emérito de Araújo, Universidade Federal do Piauí­ (UFPI), Teresina-PI, Brasil

Graduado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Piauí­, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Referências

-Aguiar, D.L.; Soares, A.; Guimarães, A.C.A. Personal trainere o idoso. Fitness and Performance Journal. Vol. 7. Num. 3. 2008. p. 185-194.

-Anversa, A.L.B.; Oliveira, A.A.B. Personal Trainer: competências profissionais demandadas pelo mercado de trabalho. Pensar a Prática. Vol. 14. Num. 3. 2011. p. 1-17.

-Antunes, A.C. Perfil profissional de instrutores de academias de ginástica e musculação. EFDeportes.com/ Revista Digital. Vol. 9. Num. 60. 2003.

-Bompa, T.O. A periodização no treinamento esportivo. São Paulo. Manole. 2001. p. 257.

-Brasil. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física. Lei nº 9.696, de 1 de setembro de 1998. Brasília. 1998.

-Castro, S.C. O perfil do cliente do profissional de Educação Física que atua como personal trainer na região metropolitana de Belo Horizonte. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte (MG). 2009.

-Civinski, C.; Montibeller, A.; Braz, A.L.O. A importância do exercício físico no envelhecimento. Revista da Unifebe. Vol. 9. 2011. p.163-175.

-Domingues Filho, L.A. Manual dopersonal trainer brasileiro. 3ªedição. São Paulo. Ícone. 2006. p. 216.

-Fernandes, M.M. Perfil profissional do personal trainer. EFDeportes.com/ Revista Digital. Vol. 13. Num. 124. 2008.

-Leal, P.H.S.; Bartholomeu Neto, J.; Silva, J.C.; Verlangieri, M.A.; Asano, R.Y. Perfil profissional de personal trainer que atuam na área de musculação na cidade de Gurupi-TO. Revista Cereus. Vol. 5. 2011. p. 1-8.

-Miranda, R.E.E.P.C.; Mello, M.T.; Antunes, H.K.M. Exercício físico, humor e bem-estar: considerações sobre a prescrição da alta intensidade de exercício. Revista Psicologia e Saúde. Vol. 3. Num. 2. 2011. p. 46-54.

-Monteiro, W. Personal Training: Manual para avaliação e prescrição de condicionamento físico. 4ªedição. Rio de Janeiro. Sprint. 2004. p. 264.

-Müller, A.J. Personal trainer e seu marketing pessoal. EFDeportes.com/ Revista Digital. Vol. 13. Num. 126. 2008.

-Rossi, F.; Hunger, D.A.C.F. Formação acadêmica em Educação Física e intervenção profissional em Academias de Ginástica. Motriz. Vol. 14. Num. 4. 2008. p. 440-451.

-Souza, D.F. Perfil dos instrutores de musculação: um estudo sobre as estratégias utilizadas na formação profissional. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2011.

-Vieira, A.A.; Carneiro Júnior, M.A. O perfil do profissional de academia de atividades físicas da microrregião de Ubá, MG. EFDeportes.com/ Revista Digital. Vol. 15. Num. 148. 2010.

Publicado
2016-08-02
Como Citar
da Silva, F. I. C., Santos, A. M. L., & Araújo, D. M. E. de. (2016). Perfil profissional do personal trainer atuante em academias de Teresina-PI. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 10(61), 634-644. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1043
Seção
Artigos Científicos - Original