Aplicação e análise dos efeitos de sessões de exercí­cio fí­sico aeróbico e de resistência aplicada na academia ao ar livre no controle da hipertensão arterial

  • Denise Mueller Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - Campus São Bento do Sul. Departamento de Educação Fí­sica Bacharel
  • Peter Alexandre Kneubuehler Especialista em Gestão da clí­nica nas Redes de atenção à Saúde - Sí­rio Libanês. Professor na Universidade da Região de Joiniville - UNIVILLE - Campus São Bento do Sul
Palavras-chave: Hipertensão arterial, Exercício físico aeróbico e resistência, Diminuição

Resumo

O objetivo deste estudo foi aplicar e analisar os efeitos de 12 sessões de exercício físico (EF) aeróbico e de resistência, para o controle e/ou tratamento da hipertensão arterial (HA). A HA é uma doença silenciosa, que atinge boa parte da população brasileira e seus efeitos são nocivos principalmente para o coração e artérias. A HA, na maioria dos casos, tem origem idiopática e o tratamento que vem sendo estudado é não fármaco, ou seja, um estilo de vida saudável, que inclui a prática regular de EF. O programa de EF deste presente estudo foi prescrito pela Escala de Borg, com intensidade do EF aeróbico entre faixa 12 a 14 e o EF de resistência com faixa de 11 na escala. A amostra do estudo se constitui por 14 mulheres hipertensas com idade entre 44 a 74 anos inativas e que estavam em tratamento com remédios farmacológicos. A pressão arterial (PA) foi aferida pré e pós-teste. Os resultados obtidos com a pesquisa foram de média na pressão arterial sistólica (PAS) diferença de 7,96 (6,2%) e para pressão arterial diastólica (PAD) 3,96 (5,1%) com significância estatística segundo o Teste-T Student (p<0,05). O estudo teve como conclusão resultado positivo para a pesquisa.

Referências

-American College ofSports Medicine. Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e sua prescrição. 7ª edição. Guanabara Koogan. 2007.

-Borg, G. Escalas de Borg para a dor e o esforço percebido. Manole. 2000.

-Borges, H.P.; Cruz, N.C.; Moura, E.C. Associação entre Hipertensão Arterial e Excesso de Peso em Adultos, Belém, Pará, 2005. Arq. Bras. Cardiol. Vol.91. Núm. 2. 2008.

-Brasil. Ministério da Saúde. Cadernos de atenção básica: Hipertensão arterial sistêmica. 1ª edição. Brasília. 2006.

-Brum, P.C.; Forjaz, C.L.M.; Tinucci, T.; Negrão, C.E. Adaptações agudas e crônicas do exercício físico no sistema cardiovascular. Revista Paulista de Educação Física. Vol. 18. p. 21-31. 2004.

-Guyton, A. C. M.D. Fisiologia Humana. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 1988.

-Marins, J.C.B.; Giannichi, R. S. Avaliação e prescrição de atividade física: guia prático. 3ªedição. Rio de Janeiro. Shape. 2003.

-Monteiro, W. Personal Training. Manual para avaliação e prescrição de condicionamento físico. 4ª edição. Rio de Janeiro. Sprint. 2004.

-Negrão, C.E.; Barretto, A.C.P. Cardiologia do exercício: do atleta ao cardiopata. 2ª edição São Paulo. Manole. 2006.

-Nieman, D.C.; Dr. P. H. Exercício e saúde. 1ª edição. São Paulo. Manole. 1999.

-Nieman, D.C. Exercício e saúde: teste e prescrição de exercícios. São Paulo. Manole. 2011.

-Pitanga, F. J. G. Epidemiologia da atividade física, do exercício e da saúde. 3ª edição. São Paulo. Phorte. 2010.

-Polito, M.D. Prescrição de exercícios para saúde e qualidade de vida. São Paulo. Phorte. 2010.

-Robergs, R.A.; Roberts, S.O. Princípios fundamentais de fisiologia do exercício: para aptidão, desempenho e saúde. São Paulo. Editora. 2002.

-Rondon, M. U.P.; Brandão; B.; Chakur, P. Exercício físico como tratamento não-farmacológico da hipertensão arterial. Rev Bras Hipertens. Vol. 10. Núm. 2. 2003.

-Sociedade Brasileira de Cardiologia. V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial. Arq Bras Cardiol. 2007.

-Sociedade Brasileira de Cardiologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial. Arq Bras Cardiol.2010.

-Sociedade Brasileira de Cardiologia; Sociedade Brasileira de Hipertensão; Sociedade Brasileira de Nefrologia. III Consenso Brasileiro de Hipertensão arterial. Arq Bras Endocrinol Metab. Vol.43. Núm. 4.1999.

Publicado
2016-08-02
Como Citar
Mueller, D., & Kneubuehler, P. A. (2016). Aplicação e análise dos efeitos de sessões de exercí­cio fí­sico aeróbico e de resistência aplicada na academia ao ar livre no controle da hipertensão arterial. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 10(61), 663-669. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1048
Seção
Artigos Científicos - Original