Correlação entre composição corporal, potência e agilidades das jogadoras de Handebol da cidade Americana-SP

  • Giuliano Flint Peixoto Faculdade de Educação Fí­sica Politec/UNIESP - FAP.
  • Luciane Santos da Silva Faculdade de Educação Fí­sica Politec/UNIESP - FAP.
  • Andressa Mella Pinheiro Faculdade de Educação Fí­sica Politec/UNIESP - FAP.
  • Bruno de Souza Vespasiano Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano- Universidade Metodista de Piracicaba
Palavras-chave: Handebol, Índice de massa corporal, Potência, Agilidade, Composição corporal

Resumo

Atualmente, otreinamento físico vem sendo cada vez mais importante para que haja um aumento no desempenho das capacidades físicas nos esportes coletivos. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a composição corporal de atletas da equipe de handebol feminina da secretaria de esportes da cidade de Americana e relacioná-los ao desempenho em testes de potência e agilidade. Foram avaliadas 14 atletas, com idade entre 19 e 30 anos e para a avaliação da composição corporal foi utilizado o protocolo de 7 dobras de Jackson e Pollock (2001). Para a avaliação da agilidade foi utilizado o teste de Shuttle Run e o teste de salto vertical para a medida da potência muscular. Foi possível observar que não houve correlação entre massa magra e potência (p = 0,73), bem como massa magra e agilidade (p = 0,14). Entretanto houve correlação positiva entre IMC e agilidade (p = 0,00). Entre as variáveis IMC e potência, houve correlação negativa (p = 0,02), ou seja, quanto maior o valor do IMC menor o desempenho no salto vertical. Assim, é possível concluir que não houve correlação entre massa magra e potência nem entre massa magra e agilidade. Porém, a massa corporal influenciou diretamente no desempenho dos testes físicos realizados, uma vez que as atletas com maior IMC tiveram menor desempenho tanto no teste de agilidade quanto no teste de potência.

Referências

-Cyrino, E. S.; e colaboradores. Efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal e o desempenho motor de jovens atletas. Rev. Bras. Ciên. e Mov. Brasília. Vol. 10. Núm. 1. p. 44. 2002.

-Glaner, M. F.; Pires Neto, C. S. Morfologia em atletas pan-americanos e brasileiros de handebol adulto masculino. Kinesis. Núm. 16. p. 35-56.1997.

-Glaner, F. M. Índice de massa corporal como indicativo da gordura corporal comparado às dobras cutâneas. Rev Bras Med Esporte. Vol. 11. p. 246. 2005.

-Mcardle, W. D.; e colaboradores. Nutrição para o desporto e o exercício. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2001.

-Miguel. H; Campos, A.V.M. Analise da Capacidade Motora Agilidade em Atletas de Futsal de diferentes Posições Através dos Testes Shuttle Run tradicional e com bola. Revista ENAF Science. Vol. 5. Núm. 2. p. 23. 2010.

-Miqueleto, C. B. Métodos de Avaliação e Controle da Composição Corporal por Meio de Exercícios Resistidos e Aeróbios. TCC ao Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2006.

-Nieman, D. C Exercícios e Saúde. Teste e prescrição de exercícios. 6ªedição. Manole. 2001. p. 123-172.

-Piucco, T; Santos, S.G. Relação entre Percentual de Gordura Corporal, Desempenho no Salto Vertical e Impacto nos Membros em Atletas de Voleibol. Fit Perf. Vol. 8. p. 12. 2009.

Publicado
2016-08-02
Como Citar
Peixoto, G. F., da Silva, L. S., Pinheiro, A. M., & Vespasiano, B. de S. (2016). Correlação entre composição corporal, potência e agilidades das jogadoras de Handebol da cidade Americana-SP. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 10(61), 679-683. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1059
Seção
Artigos Científicos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##