Relação entre impulsão vertical e performance em atletas de natação

  • Tiago Pereira Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do Exercí­cio. Graduado em Bacharel em Educação Fí­sica, pela Universidade de Caxias do Sul
  • Francisco Navarro Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do Exercí­cio
Palavras-chave: Natação, Impulsão vertical, Performance

Resumo

Introdução: com a evolução científica da natação, tornou-se necessário controlar todas as variáveis intervenientes no processo do treinamento, buscando parâmetros que oferecessem informações fidedignas sobre o seu desenvolvimento. O objetivo do estudo foi analisar a possível relação entre a impulsão vertical e a performance em atletas velocistas e fundistas de natação, na busca por mais uma variável que forneça subsídios para o controle e aperfeiçoamento do treinamento de natação. Métodos: o estudo contou com dois grupos, de velocistas (n=7) e de fundistas (n=4), totalizando uma amostra com 11 atletas de natação. Os sujeitos foram submetidos à avaliação de estatura, massa corporal, envergadura e percentual de gordura. Foi avaliada a impulsão vertical e o tempo de vôo com e sem contra movimento dos dois grupos, para avaliar a performance, os sujeitos realizaram uma tomada de tempo em suas provas específicas. Para análise dos dados, foram utilizados os testes Anderson-Darling para verificação de normalidade da amostra, e Levene para homogeneidade de variâncias. O Teste “t” foi utilizado para igualdade de médias, e teste de significância para Correlação de Pearson. Resultados: Os dados obtidos não apresentaram diferenças significativas, entre a impulsão vertical com e sem conta movimento, entre os grupos estudados, demonstrando uma homogeneidade entre o grupo de velocistas e fundistas. Conclusões: O estudo indica que a impulsão vertical não é preditor de performance em nadadores, contudo sugere-se a repetição deste estudo com um tamanho maior de amostra.

Referências

- Almeida, M.J.R. de; Valle, L.E.R. do; Sacco, I.C.N. Assimetria Interlateral da Atividade Muscular dos Membros Inferiores do Salto Vertical. Revista Brasileira de Biomecânica.

- Bompa, T.O. Treinamento de Potência para o Esporte: Pliometria para o Desenvolvimento Máximo da Potência. Editora Phorte. São Paulo/SP, 2004

- Bosco, C. La valoración de la fuerza en el test de Bosco. Barcelona, Paidotribo, 1994.

- Contreras, D.; Granados, O.G.V.; Rojas, G.D.D. Análisis del Índice de Elasticidad y Fuerza Reactiva, Bajo el Concepto de Longitudes y Masas Segmentales de los Miembros Inferiores. Revista Digital, Buenos Aires, Año 11, n° 96, Mayo 2006.

- Costa, R.F. Composição Corporal – Teoria e Prática da Avaliação. Editora Monole. 2001.

- Counsiman, J.E. Natación Competitiva: Entrenamiento técnico y táctico. Editora Hispano Europea. Barcelona, 1980.

- Demari, J.L. A Influência da Força e da Flexibilidade no Batimento de Pernas e sua Relação com a Performance Total de Nadadores de 100 Metros Nado Crawl. Dissertação apresentada para obtenção do grau de mestre em Ciências do Movimento Humano, da escola de educação Física da UFRGS. Porto Alegre, 2000.

- Hamil, J.; Knutzen, K.M. Bases Biomecânicas do Movimento Humano. Editora Monole. São Paulo/SP, 1999.

- Maglischo, E.W. Nadando ainda mais rápido. Editora Monole. São Paulo/SP, 1999.

- Marinho, O.A. Júnior, P.C. Mensuração da força isométrica e sua relação com a velocidade máxima de jovens nadadores com diferentes níveis de performance. Revista Brasileira de Ciências e Movimento. Brasília, v. 12, n. 1, p. 71-76, jan./mar. 2004.

- Marques, M.A.C.; Badillo, J.J.G. O efeito do treino de força sobre o salto vertical em jogadores de basquetebol de 10-13 anos de idade. Revista Brasileira de Ciências do Movimento. Brasília, 13(3): 51-58, 2005.

- Platonov, V.N.; Fessenko, S.L. Sistema de Treinamento dos Melhores Nadadores do Mundo. Editora Sprint. Rio de Janeiro, 20003.

- Powers, S.K.; Howley, E.T. Fisiologia do Exercício: Teoria e Aplicação ao Condicionamento e ao Desempenho. 3ª Ed. Editora Manole. Barueri/SP, 2000.

- Rocha, C.M. da; Ugrinowitsch, C. Barbanti, V.J. A especificidade do treinamento e a habilidade de saltar verticalmente. Um estudo com jogadores de basquetebol e voleibol de diferentes categorias. Revista Digital. Buenos Aires, Año 10, n° 84, Mayo 2005.

- Rodacki, A.L.F.; Fowler, N.E. The Specificity of two Training Programmes on Vertical Jump Coordination. Brazilian Journal of Biomechanics. Year 3, nº 4, May 2002.

- Sandoval, A.E.P. Medicina do Esporte: Princípios e Prática. Editora Artmed. Porto Alegre, 2005.

- Silva, P. Oliveira, G. Análise Biomecânica e Neuromuscular da Musculatura Extensora do Trem Inferior no Salto de Impulsão Vertical. Revista Digital. Buenos Aires, Año 9, n° 67, dez. 2003.

- Ugrinowitsch, C.; Barbanti, V.J. O Ciclo de Alongamento e Encurtamento e a “Performance” no Salto Vertical. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, 12(1):85-94, jan./jun., 1998.

- Ugrinowitsch, C.; Barbanti, V.J. Gonçalvez, A. Peres, B.A. Capacidade dos Testes Isocinéticos em predizer a “Performance” no Salto Vertical em jogadores de Voleibol. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, 14(2):172-83, jul./dez, 2000.

- Vilas-Boas, J.P. Aproximação Biofísica ao desempenho e ao treino de nadadores. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, 14(2):107-17, jul./dez, 2000.

- Vilarreal, E.S. de. Variables Determinantes en el Salto Vertical. Revista Digital. Buenos Aires, Año 10, n° 70, Marzo 2004.

- Wilmore, J.H.; Costill, D.L. Fisiologia do Esporte e do Exercício. Editora Manole. Barueri/SP, 2001.

Publicado
2011-12-11
Como Citar
Pereira, T., & Navarro, F. (2011). Relação entre impulsão vertical e performance em atletas de natação. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 2(11). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/119
Seção
Artigos Científicos - Original