Contribuição da educação física escolar para o nível de atividade física diária

Gabriel Alberto Kunst Nagorny, Priscilla Spindola Aguiar, Arieli Fernandes Dias, Júlio Brugnara Mello, Anelise Reis Gaya, Adroaldo Cezar Araujo Gaya

Resumo


Objetivo: Descrever a ocorrência de escolares do ensino fundamental que atingem a recomendação do número de passos/dia, e verificar o impacto da Educação Física (EFI) considerando esta recomendação. Materiais e métodos: Foram avaliados 49 alunos de uma escola estadual de Porto Alegre-RS, Brasil. Os alunos utilizaram pedômetro (Yamax Digi-Walker CW 700) durante três dias consecutivos, identificando a média do número de passos desses dias e das aulas de EFI. Classificamos os passos/dia com o ponto de corte 15.000 e 12.000 passos para meninos e meninas. Para verificar o impacto da EFI comparamos as médias das variáveis utilizando a análise de variância através do teste T para pares. Resultados: 70% dos meninos e 84% das meninas não atingem passos/dia indicado. EFI contribui 20,5% e 15,7% na média de passos/dia em meninos e meninas; em dias com EFI o número de passos em média parece ser maior. Conclusão: É elevado o número de alunos que não atingem as recomendações diárias do número de passos. Ademais, a EFI é uma ferramenta importante para o aumento na prática de atividade física diária.

 

ABSTRACT 

Contribution of school physical education to the level of daily physical activity

Aim: To describe the occurrence of primary schoolchildren who reach the recommendation of the number of steps/day, and to verify the impact of physical education considering this recommendation. Materials and methods: We evaluated 49 students from a state school in Porto Alegre-RS, Brazil. The students used a pedometer (Yamax Digi-Walker CW 700) for three consecutive days, identifying the average number of steps these days and physical education classes. The average steps of days were classified considering 15.000 and 12.000 average steps/days for boys and girls. To verify the impact of physical education compare the means of variables using analysis of variance using the T test for pairs. Results: 70% of boys and 84% of girls did not show the steps/day recommended. The contribution of physical education classes in steps/day was 20.5 % and 15.7 % for both boys and girls; on days with physical education classes, the number of steps/day was higher. Conclusion: The number of students who do not meet the daily recommendations of the number of steps is high. In addition, physical education is an important tool for increasing the practice of daily physical activity.


Palavras-chave


Atividade motora; Saúde escolar; Crianças

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