A percepção subjetiva de esforço e a frequência cardíaca podem ser suficientes no controle da intensidade do esforço em jogos de vídeo games ativos

Jorge Luiz Brito-Gomes, Marcos Moura Santos, Raphael José Perrier-Melo, Saulo Fernandes de Melo Oliveira, Manoel Cunha Costa

Resumo


Objetivo: Examinar a objetividade e concordância entre a percepção subjetiva de esforço (PSE-Borg 6-20) e a frequência cardíaca em diferentes jogos de VGA’s. Materiais e Métodos: Participaram do estudo oito estudantes adultos jovens (21 ± 1,6 anos) que realizaram uma sessão VGA’s randomizada com medidas da FC e PSE no 5º e 10º minuto. O teste t student para amostras dependentes foi utilizado para comparar as respostas da PSE (imediata e acumulada) e os valores de frequência cardíaca em cada jogo (5º e 10º minutos). Para análise de concordância foi utilizada a plotagem de Bland-Altman. Realizou-se uma análise de correlação entre cada ponto da PSE e seu respectivo correspondente da FC. O cálculo do tamanho do efeito proposto por Hedges (g) foi utilizado para verificar a magnitude das correlações. Resultados: Foram observadas diferenças significantes para a medida imediata (5º minuto) apenas na Dança. A escala de Borg foi objetiva no boxe e vôlei (5º e 10º minutos) e no 5º minuto para o tênis de mesa e 10º minuto na dança. A magnitude dos efeitos variou de d: 0,13 a d: 0,60. Conclusão: A PSE e FC podem ser utilizadas no controle da intensidade em jogos de vídeo games ativos por apresentarem objetividade e concordância. Porém, nos jogos de tênis de mesa e dança, devem ser utilizados com maior parcimônia face ao viés observado nos diferentes tempos.

 

ABSTRACT 

Perception subjective effort and frequency heart may be sufficient in intensity control effort in active video games

Objective: To examine the objectivity and consistency between the perceived exertion (PSE-Borg 6-20) and heart rate in different VGA's games. Materials and Methods: The study included eight young students (21 ± 1.6 years) who underwent a VGA's random session with measures of HR and PSE at 5 and 10 minutes. The test t student for dependent samples was used to compare the responses of the PSE (immediate and cumulative) and the values of heart rate in each game (5 and 10 minutes). For concordance analysis was used Bland-Altman. We conducted a correlation analysis between each point of the PSE and its corresponding respective HR. The calculation of the size of the proposed effect by Hedges (g) was used to analyze the magnitude of the correlations. Results: Significant differences were observed for immediate action (5 minutes) only in dance. The Borg scale was objective in boxing and volleyball (5 and 10 minutes) and 5 minutes for the table tennis and 10. minute dance. The magnitude of the effect varied from d: 0,13 - d: 0,60. Conclusion: PSE and FC can be used to control video games intensity game assets for presenting objectivity and concordance. But in tennis table and dance should be used more sparingly against the bias observed in different times.


Palavras-chave


Exercício físico; Jogos de vídeo; Respostas cardiovasculares

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