Conhecimento da manipulação das variáveis metodológicas do treinamento de força entre os profissionais de Educação Fí­sica

  • Ayran Matos Quadros Universidade Federal do Pará (UFPA), Castanhal-PA, Brasil.
  • Gracy Mariele Schwatey Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica-RJ, Brasil. Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB), João Pessoa-PB, Brasil.
  • Déborah de Araújo Farias Universidade Federal do Pará (UFPA), Castanhal-PA, Brasil. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Laboratório de Estudos do Desempenho Humano (LEDEHU), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus-AM, Brasil.
Palavras-chave: Academias de ginástica, Treinamento de resistência, Qualidade de vida

Resumo

A busca pela prática do treinamento de força (TF) tem aumentado, com objetivos não só relacionados à saúde e qualidade de vida, como também para fins estéticos. O objetivo do presente estudo foi identificar o percentual de profissionais que têm o conhecimento sobre as variáveis metodológicas do treinamento de força. O estudo foi composto por 19 profissionais de educação fí­sica, que atuam em academias na cidade de Castanhal-PA, trabalhando especificamente no salão de musculação, de ambos os gêneros e faixas etárias. Foi aplicado um questionário adaptado com perguntas abertas e fechadas. O questionário foi subdividido em dois tópicos sendo "formação profissional" e "percepções pessoais". Os resultados apontaram que muitos dos professores não têm conhecimento da manipulação adequada das variáveis metodológiicas do treinamento de força, o que gera controvérsias, uma vez que a literatura considera que as variáveis metodológicas devem ser utilizadas de forma racional para que se assegure o resultado desejado. Concluí­mos que há a necessidade de uma reciclagem e aperfeiçoamento de conhecimentos para que haja uma melhoria na atuação desses profissionais, buscando não só alcançar os objetivos solicitados pelo praticante do treinamento de força como também visando a promoção da saúde para uma melhor qualidade de vida.

Biografia do Autor

Déborah de Araújo Farias, Universidade Federal do Pará (UFPA), Castanhal-PA, Brasil. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Laboratório de Estudos do Desempenho Humano (LEDEHU), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus-AM, Brasil.

Professora Substituta na Universidade Federal do Pará; Doutoranda em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado
2018-08-04
Como Citar
Quadros, A. M., Schwatey, G. M., & Farias, D. de A. (2018). Conhecimento da manipulação das variáveis metodológicas do treinamento de força entre os profissionais de Educação Fí­sica. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 12(75), 426-436. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1430
Seção
Artigos Científicos - Original