Educação fí­sica adaptada: a formação do professor e a participação de pessoas com deficiência no ensino regular

  • Cláudia Mori Faculdade Praia Grande, Praia Grande-SP, Brasil
  • Mauro Souza Faculdade Praia Grande, Praia Grande-SP, Brasil
  • Paulo Eduardo Pereira Faculdade Praia Grande, Praia Grande-SP, Brasil. Grupo de Estudos em Ciências da Educação Fí­sica e Saúde, Faculdade Praia Grande, Praia Grande-SP, Brasil. Grupo de Estudos e Pesquisas em Fisiologia do Exercí­cio, Universidade Federal de São Paulo, Santos-SP, Brasil.
  • Viní­cius Lauria Faculdade Praia Grande, Praia Grande-SP, Brasil. Grupo de Estudos em Ciências da Educação Fí­sica e Saúde, Faculdade Praia Grande, Praia Grande-SP, Brasil.
Palavras-chave: Inclusão, Pessoa com deficiência, Conhecimento

Resumo

Objetivo: Investigar a formação acadêmica do professor de Educação Fí­sica na área da Educação Fí­sica Adaptada (EFA) e a participação de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Fí­sica no ensino regular. Métodos: amostra foi composta por 18 docentes (34±5 anos) de escolas particulares e públicas, sendo (38,9%) mulheres e (61,1%) homens. Os dados foram coletados no Municí­pio da Estância Balneária de Praia Grande, através de questionário. Resultados: todos os alunos com deficiência nas escolas participavam das aulas de Educação Fí­sica. Em relação aos professores, 72,2% tinham conhecimento sobre EFA e 55,5% tinham conhecimento suficiente para incluir um aluno com deficiência em suas aulas. Conclusão: Todos os alunos com deficiência participam das aulas de EF. A maior parte dos docentes tem especialização na formação acadêmica.

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Publicado
2018-10-26
Como Citar
Mori, C., Souza, M., Pereira, P. E., & Lauria, V. (2018). Educação fí­sica adaptada: a formação do professor e a participação de pessoas com deficiência no ensino regular. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 12(77), 730-733. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1495
Seção
Artigos Científicos - Original