Manipulação da ordem dos exercícios não influencia o volume total durante sessão de treinamento resistido no método tri-set

Waynne Ferreira de Faria, João Paulo de Farias, Renan Camargo Corrêa, Claudinei Ferreira dos Santos, Géssika Castilho dos Santos, Filipe Rodrigues Mendonça, Rui Gonçalves Marques Elias, Antonio Stabelini Neto

Resumo


Introdução e objetivo: A proposta do presente estudo foi analisar a influência da ordem dos exercícios sobre o número de repetições e volume total no método tri-set. Materiais e métodos: Trata-se de uma pesquisa com delineamento cruzado (cross-over) e randomizado. A amostra foi composta por 13 sujeitos (23,77 ± 5,54 anos; 78,70 ± 12,55 kg) praticantes de treinamento resistido de maneira ininterrupta por no mínimo seis meses antecedentes à realização do estudo. Os voluntários foram submetidos a duas sessões experimentais realizadas em diferentes ordens de exercícios para musculatura dorsal: sequência A: puxada costas, remada sentada e crucifixo invertido; sequência B: crucifixo invertido, remada sentada e puxada costas. As sessões foram realizadas a uma intensidade de 75% de 1RM e cada sessão obedeceu ao intervalo mínimo de 48 horas. A percepção subjetiva de esforço foi avaliada por meio da escala proposta por Borg. Resultados: Foi observado um número total de repetições superior para a sequência B (82,30 ± 13,11 vs rep 73,61 ± 11,00 rep; p = 0,004). Não houve diferença estatística entre as sequências quando comparados o volume total e percepção subjetiva de esforço. Conclusão: Os resultados do presente estudo demonstraram que, no método de treinamento tri-set, a inserção de um exercício monoarticular para o grupo muscular dorsal no início da sessão pode proporcionar um número significativamente maior no total de repetições, entretanto, o volume total se mostrou semelhante em ambas as sessões experimentais.

 

ABSTRACT

Exercise order manipulation does not influence total volume during resistance training session in the method tri-set

Introduction and objective: The purpose of this study was to analyze the influence of exercise order on the number of repetitions and total volume in the method tri-set. Materials and methods: It is a research with cross-randomized design. The sample was composed of 13 subjects (23.77 ± 5.54 years, 78.70 ± 12.55 kg) of resistance-training practitioner’s uninterrupted manner for at least six months background to the study. The volunteers underwent two experimental sessions in different orders to exercise dorsal muscles: The sequence: pulled back, seated row and inverted crucifix; Sequence B: inverted crucifix, seated row and pulled back. The sessions were performed at an intensity of 75% of 1RM and each session followed the minimum interval of 48 hours. The perceived exertion was evaluated using the scale proposed by Borg. Results: Significantly higher result were observed in the total number of repetitions for the sequence B (82.30 ± 13.11 vs rep 73.61 ± 11.00 rep; p = 0.004). There were no significant differences between the conditions when comparing the total volume and perceived exertion. Conclusion: The results of the present study demonstrated in the tri-set training method, the insertion of a single-joint exercise for the dorsal muscle group at the beginning of the session could provide significantly more total repetitions, however, total volume proved similar in both experimental sessions.


Palavras-chave


Exercício físico; Treinamento resistido; Fadiga muscular; Ddultos

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