Nível de satisfação com a imagem corporal de mulheres praticantes de musculação

Priscila Feroni de Freitas, Paulo Sérgio Pimentel de Oliveira, Victor Hugo Rodrigues do Rosário, Felipe da Silva Triani

Resumo


Atualmente as relações com o corpo são amplamente influenciadas por diversos fatores socioculturais, psicológicos e outros.  Com isso os padrões de beleza e a satisfação com a imagem corporal têm sido bastante discutidos principalmente para indivíduos do sexo feminino. A insatisfação com a imagem corporal é um dos motivos que fazem mulheres de diferentes faixas etárias a entrarem em academias de musculação com o objetivo de melhorarem sua aparência física. O objetivo deste estudo é verificar o nível de satisfação com a imagem corporal de mulheres praticantes de musculação. Foi utilizado um questionário com perguntas relacionadas à sua imagem corporal. Os resultados evidenciaram que 60% das mulheres que participaram do estudo apresentam ausência de insatisfação com a imagem corpora, 20% insatisfação leve e 15% insatisfação moderada. Acredita-se que a prática da musculação exerce influência sobre a satisfação com a imagem corporal.


Palavras-chave


Imagem corporal; Corpo; Musculação; Mulher

Texto completo:

PDF

Referências


-Bôas, M. S. V.; e colaboradores. Nível de satisfação com a imagem corporal e a aparência muscular de praticantes de musculação. Revista da Educação Física/UEM. Maringá. Vol. 21. Núm. 3. p. 493-502. 2010.

-Chinarelli. J.; e colaboradores. Insatisfação Corporal e Comportamento Alimentar em frequentadores de academia. Revista Saúde e Pesquisa. Vol. 5. Núm. 2. p. 280-287. 2012.

-Coelho.; e colaboradores. Avaliação da satisfação da imagem corporal de mulheres praticantes de musculação. Anais do Congresso de Imagem Corporal. Universidade Federal de Juiz de Fora. 2011.

-Damasceno, V.; e colaboradores. Imagem corporal e corpo ideal. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 14. Núm. 2. p. 81-94. 2006.

-Gomes. C.; e colaboradores. Relação da imagem corporal e idade com variáveis antropométricas em mulheres praticantes de musculação em uma academia de ginástica do município de Cacoal-RO. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 13. Núm. 3. 2014.

-Groesz, L. M., Levine, M. P.; Murnen, S. K. The effect of experimental presentation of thin media images on body satisfaction. International Journal of Eating Disorders. Vol. 31. Num. 2. 2002. p.1-15.

-Lessa.; e colaboradores. Quando as mulheres invadem as salas de musculação: aspectos biossociais da musculação e da nutrição para mulheres. Iniciação Científica Cesumar. Vol. 9. Núm. 2. p. 109-117. 2007.

-Pessoa, V. O. Insatisfação corporal e as influências dos meios de comunicação face à aparência, controle do peso e obesidade. Dissertação de Mestrado em Psicologia. Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias. 2010.

-Russo, R. Imgem Corporal através da cultura do belo. Movimento & Percepção. Espírito Santo de Pinhal. Vol. 5. Núm. 6. 2005.

-Santos, N. L. S.; Ferreira, A. S.; Triani, F. S.; Silva, C. A. F. Concepção da imagem corporal sob influência do condicionamento físico em praticantes de corrida de rua. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 11. Num. 70. 2017. p. 826-833. Disponível em:

-Sousa, M. V. Imagem Corporal de mulheres praticantes de musculação. EDeportes.com. Revista Digital, Buenos Aires. Ano 18. Núm.186. 2013.

-Vilhena, L.; e colaboradores. Avaliação da imagem corporal em professores de educação física atuantes no fitness na cidade do rio de janeiro. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 34. Núm. 2. p. 449-464. 2012


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

RBPFEX - Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício

IBPEFEX - Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício

Editor-Chefe: Francisco Navarro. E-mail para contato: aqui

Editor Gerente: Francisco Nunes Navarro. E-mail para contato: aqui