Ní­vel de aptidão fí­sica relacionada à saúde em crianças praticantes de natação

  • Isabela Freitas Gonçalves Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil.
  • Victor Neiva Lavorato Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil. Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto-MG, Brasil.
  • Liana Vale Reis Lobato Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil.
  • Roseny Maria Maffia Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil.
  • Juliano Magalhães Guedes Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil. Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa-MG, Brasil.
Palavras-chave: Natação, Aptidão física, Saúde

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar e comparar os ní­veis de aptidão fí­sica relacionada à saúde em praticantes e não praticantes de natação, residentes em uma cidade de pequeno porte do interior de Minas Gerais. Foram avaliadas crianças com idade entre 7 e 10 anos, praticantes e não praticantes de natação. Para a obtenção dos dados, foi utilizada a bateria de testes do PROESP-BR referente à aptidão fí­sica relacionada à saúde. Para análise estatística, utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk, seguido do teste t de Student para comparação das médias entre os dois grupos avaliados. O ní­vel de significância adotado foi de 5%. Os resultados demonstraram que a prática da natação foi capaz de melhorar a flexibilidade, a resistência abdominal e a resistência geral, sem modificação do í­ndice de massa corporal (IMC), envergadura, perí­metro de cintura e relação cintura/estatura nas crianças praticantes, quando comparadas às não praticantes. Concluiu-se que crianças que praticam natação melhoraram a aptidão fí­sica relacionada à saúde.

Biografia do Autor

Isabela Freitas Gonçalves, Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil.

Graduanda em Educação Fí­sica pela Faculdade Governador Ozanam Coelho

Victor Neiva Lavorato, Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil. Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto-MG, Brasil.

Bacharel e Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa

Doutorando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto

Professor do curso de Educação Fí­sica da Faculdade Governador Ozanam Coelho

Liana Vale Reis Lobato, Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil.

Bacharela e Licenciada em Educação Fí­sica pela Univerisdade Federal de Viçosa

Mestre em Educação Fí­sica pela Univerisdade Federal de Viçosa

Roseny Maria Maffia, Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil.

Graduada em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do curso de Educação Fí­sica da Faculdade Governador Ozanam Coelho

Juliano Magalhães Guedes, Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil. Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa-MG, Brasil.

Graduado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Lavras

Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutorando em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa

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Publicado
2019-02-16
Como Citar
Gonçalves, I. F., Lavorato, V. N., Lobato, L. V. R., Maffia, R. M., & Guedes, J. M. (2019). Ní­vel de aptidão fí­sica relacionada à saúde em crianças praticantes de natação. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 12(79), 1052-1056. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1577
Seção
Artigos Científicos - Original