Personal training: fatores relevantes para contratação do serviço

Felipe Fernando Marques Alves, Aníbal Monteiro de Magalhães Neto, Flávia Lúcia David, Cauê Vasquez La Scala Teixeira, Cássio Adriano Pereira, Luiz Antônio Domingues Filho

Resumo


O objetivo do estudo foi verificar o nível de importância atribuído pelos clientes de treinamento personalizado (TP) a diferentes fatores relevantes no momento de contratação do serviço. Participaram da pesquisa 39 indivíduos (14 homens e 25 mulheres, 42,2 ± 13,8 anos), matriculados em programa de TP na cidade de Praia Grande, SP, que mantinham rotina de treinamentos há, pelo menos, um mês. Os sujeitos foram orientados a responder um questionário adaptado de publicação prévia que visava identificar o nível de importância atribuído pelo voluntário a diferentes fatores relevantes para a contratação do serviço de TP. Os resultados foram apresentados em valor médio percentual de importância. O conhecimento técnico-específico foi o fator considerado mais relevante no momento da contratação do serviço, apresentando 100% de relevância. Na sequência, em ordem decrescente de importância vieram postura profissional (98,3%), atendimento (97,4%), currículo (96,6%), avaliação física (94,9%), parcerias com outros profissionais (80,3%), indicações (79,4%), local dos treinos (58,9%), aparência física (20,5%), preço (20,5%), participação em eventos esportivos (15,4%). Conclui-se que o cliente de TP valoriza mais os fatores relacionados à qualidade e à segurança do serviço em relação à logística, ao custo e a outros fatores pseudo motivadores.

 

ABSTRACT 

Personal training: relevant factors for contracting the service

The objective was to verify the level of importance attributed by the clients of personalized training (PT) to different relevant factors when contracting the service. Thirty-nine individuals (14 men and 25 women, 42.2 ± 13.8 years-old) enrolled in a PT program in the city of Praia Grande, SP, who had a training routine for at least one month, participated in the study. Subjects were asked to answer a questionnaire adapted from previous publication that aimed to identify the level of importance attributed by the volunteer to different factors relevant to the contracting of the PT service. The results were presented in an average percentage of importance. The technical-specific knowledge was the most relevant factor at the time of contracting the service, presenting 100% of relevance. Following, in decreased order of importance came professional attitude (98.3%), attendance (97.4%), curriculum (96.6%), physical evaluation (94.9%), partnerships with other professionals (80.3%), indications (79.4%), training sessions (58.9%), physical appearance (20.5%), price (20.5%), and participation in sporting events (15.4%). It is concluded that the PT client values more factors related to quality and safety of the service in relation to logistics, cost and other false motivating factors.

Palavras-chave


Treinamento personalizado; Marketing; Treinamento individualizado

Texto completo:

PDF

Referências


-Aguiar, D. L.; Soares A.; Guimarães, A.C.A. Personal trainer e o idoso. Fitness e Performance Journal. Vol. 7. Num. 3. 2008. p.185-194.

-Almeida, B. L.; Rocha, A. C.; Guedes Junior, D. P. Perfil morfofuncional e objetivo de sujeitos que procuram treinamento físico personalizado. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício. Vol. 12, Num. 1. 2013. p. 28-32.

-Domingues Filho, L. A. Manual do personal trainer brasileiro. 5ª edição. São Paulo. Ícone. 2015a. p.19.

-Domingues Filho, L. A. Manual do personal trainer brasileiro. 5ª edição. São Paulo. Ícone. 2015b. p.68-69.

-Domingues Filho, L. A. Manual do personal trainer brasileiro. 5ª edição. São Paulo. Ícone. 2015c. p.54-55.

-Domingues Filho, L. A. Manual do personal trainer brasileiro. 5ª edição. São Paulo. Ícone. 2015d. p 49-50.

-Domingues Filho, L. A. Quais os motivos que levam os indivíduos a procurarem e a contratarem o serviço de um personal trainer na cidade de Santos/SP. VII Jornada de Educacíon Física del Mercosur; Congreso Sudamericano FIEP. Córdoba. Argentina. 2001. p. 35.

-Domingues Filho, L. A.; Santos, N. F. Perfil profissional do professor de Educação Física, que atua como personal trainer na cidade de Santos/SP. V Congresso Paulista de Educação Física. Jundiaí, SP. 2001. p. 98.

-Guedes Jr, D. P.; Souza Jr; Rocha, A.C. Treinamentos personalizados em musculação. São Paulo. Phorte. 2008. p. 27.

-Matias, G. Personal Trainer: como alavancar suas vendas e gerir seu negócio. São Caetano do Sul. LURA Editorial. 2016. p 31.

-Silva, A.B.; Cruz Jr, P.; Stecklow, M. V. Perfil dos educadores que atuam com a contração do serviço de treinamento personalizado na cidade de Santos-SP. Revista Digital. Buenos Aires. Año 17. Núm. 174. 2012.

-Teixeira, C.V.L.S.; Konda K.M.; Rocha, A.C. Alves J.A. Fatores determinantes para a contração do serviço de treinamento personalizado na cidade de Santos, SP. Revista Digital. Buenos Aires. Año 17. Núm. 174. 2012.

-Teixeira, C.V.L.S.; Marketing pessoal do Personal Trainer: Estratégias práticas para o sucesso. São Paulo. Phorte. 2013a. p. 30-31.

-Teixeira, C.V.L.S.; Marketing pessoal do Personal Trainer: Estratégias práticas para o sucesso. São Paulo. Phorte. 2013b. p. 32.

-Teixeira, C.V.L.S.; Marketing pessoal do Personal Trainer: Estratégias práticas para o sucesso. São Paulo. Phorte. 2013c. p. 60-61.

-Teixeira, C.V.L.S.; Marketing pessoal do Personal Trainer: Estratégias práticas para o sucesso. São Paulo. Phorte. 2013d. p.78.

-Thompson, W. Worldwide survey of fitness trends for 2016: 10th anniversary edition. ACSM's Health and Fitness Journal. Vol. 19, Num. 6. 2015. p. 9-18.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

RBPFEX - Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício

IBPEFEX - Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício

Editor-Chefe: Francisco Navarro. E-mail para contato: aqui

Editor Gerente: Francisco Nunes Navarro. E-mail para contato: aqui