Não há relação entre as áreas de conhecimento (saúde, exatas e humanas) com o nível de atividades física em professores do Ensino Superior do Distrito Federal

Hugo de Luca Corrêa, Henrique de Oliveira Castro, Amanda da Silva Alves, Rodrigo Vanerson Neves, Claudio Avelino dos Santos, Gustavo Neves Gomes, Michel Kendy de Souza, Thiago dos Santos Rosa

Resumo


Objetivo: verificar a relação das grandes áreas (saúde, exatas e humanas) com o nível de atividade física em professores de uma instituição privada do Distrito Federal. Métodos: 46 voluntários de ambos os sexos, professores em uma faculdade privada do Distrito Federal. Sendo eles da área da saúde (28%), humanas (38%) e exatas (26%). Os participantes relataram a frequência e a duração de atividades vigorosas, moderadas e atividades de caminhada, bem como tempo médio gasto sentado em um dia de semana, durante os últimos sete dias por meio do questionário internacional de atividade física (IPAQ). A partir desse questionário, foi calculado o equivalente metabólico (METS) estimado. Resultados: não há diferença significativa no nível de atividade física, idade, carga horária semanal e tempo de docência entre os professores da área de saúde, humanas e exatas. Adicionalmente, nenhuma variável apresentou associação significativa com o nível de atividade física. Observou-se apenas correlação do tempo de docência com a idade, o que era de se esperar, uma vez que pelo indivíduo ser mais velho, tivera mais tempo para dar aula em instituições de ensino superior. Conclusão: não há relação da área de conhecimento (saúde, humanas e exatas) com o nível de atividade física.


Palavras-chave


IPAQ; Áreas de conhecimento; Professores; Ensino superior

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