Não há relação entre as áreas de conhecimento (saúde, exatas e humanas) com o ní­vel de atividades fí­sica em professores do Ensino Superior do Distrito Federal

  • Hugo de Luca Corrêa Universidade Católica de Brasí­lia (UCB), Brasí­lia-DF, Brasil
  • Henrique de Oliveira Castro Centro Universitário Estácio de Brasí­lia, Brasí­lia-DF, Brasil
  • Amanda da Silva Alves Faculdade ICESP de Brasí­lia, Brasí­lia-DF, Brasil
  • Rodrigo Vanerson Neves Universidade Católica de Brasí­lia (UCB), Brasí­lia-DF, Brasil
  • Claudio Avelino dos Santos Centro Universitário Estácio de Brasí­lia, Brasí­lia-DF, Brasil
  • Gustavo Neves Gomes Centro Universitário Estácio de Brasí­lia, Brasí­lia-DF, Brasil
  • Michel Kendy de Souza Universidade Católica de Brasí­lia (UCB), Brasí­lia-DF, Brasil
  • Thiago dos Santos Rosa Universidade Católica de Brasí­lia (UCB), Brasí­lia-DF, Brasil
Palavras-chave: IPAQ, Áreas de conhecimento, Professores, Ensino superior

Resumo

Objetivo: verificar a relação das grandes áreas (saúde, exatas e humanas) com o ní­vel de atividade fí­sica em professores de uma instituição privada do Distrito Federal. Métodos: 46 voluntários de ambos os sexos, professores em uma faculdade privada do Distrito Federal. Sendo eles da área da saúde (28%), humanas (38%) e exatas (26%). Os participantes relataram a frequência e a duração de atividades vigorosas, moderadas e atividades de caminhada, bem como tempo médio gasto sentado em um dia de semana, durante os últimos sete dias por meio do questionário internacional de atividade fí­sica (IPAQ). A partir desse questionário, foi calculado o equivalente metabólico (METS) estimado. Resultados: não há diferença significativa no ní­vel de atividade fí­sica, idade, carga horária semanal e tempo de docência entre os professores da área de saúde, humanas e exatas. Adicionalmente, nenhuma variável apresentou associação significativa com o ní­vel de atividade fí­sica. Observou-se apenas correlação do tempo de docência com a idade, o que era de se esperar, uma vez que pelo indiví­duo ser mais velho, tivera mais tempo para dar aula em instituições de ensino superior. Conclusão: não há relação da área de conhecimento (saúde, humanas e exatas) com o ní­vel de atividade física.

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Publicado
2019-07-23
Como Citar
Corrêa, H. de L., Castro, H. de O., Alves, A. da S., Neves, R. V., dos Santos, C. A., Gomes, G. N., de Souza, M. K., & Rosa, T. dos S. (2019). Não há relação entre as áreas de conhecimento (saúde, exatas e humanas) com o ní­vel de atividades fí­sica em professores do Ensino Superior do Distrito Federal. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 13(82), 351-356. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1719
Seção
Artigos Científicos - Original

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