Estratégias nutricionais de atletas fisiculturistas veganos: série de casos

  • Orence Ian Finagnon Couthon Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Guarapuava-PR, Brasil.
  • Gabriela Datsch Bennemann Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Guarapuava-PR, Brasil.
  • Marcela Komechen Brecailo Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Guarapuava-PR, Brasil.
  • Caryna Eurich Mazur Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Guarapuava-PR, Brasil.
  • Dalton Luiz Schiessel Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Guarapuava-PR, Brasil.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar práticas alimentares e estratégias nutricionais associadas aos períodos de pré-competição e intervalo entres estas (off season) por atletas fisiculturistas veganos. Estudo transversal, do tipo série de casos, com avaliação de seis atletas de ambos os sexos e de diferentes cidades brasileiras, por meio da aplicação de um questionário adaptado, disponibilizado online, para investigação de hábitos relacionados à dieta, suplementação e treinos. A avaliação do estado nutricional por meio do parâmetro de gordura corporal era considerada saudável para todos os participantes nos períodos off season, entretanto era alterado para proporções consideradas de baixo peso e subnutrição nos períodos que se aproximavam das competições. Observou-se maior consumo de alimentos in natura e minimamente processados, com baixo consumo de produtos industrializados e com elevada densidade energética, porém os atletas tinham elevado consumo e gastos mensais com suplementos alimentares, além da maioria fazer uso de esteroides androgênios anabolizantes no período próximo das competições. Concluiu-se que o veganismo viabiliza a prática do fisiculturismo, e que embora as características da dieta destes atletas bem como sua suplementação apresentem diversas particularidades, os resultados de composição corporal e performance são semelhantes àqueles obtidos por atletas onívoros.

Biografia do Autor

Gabriela Datsch Bennemann, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Guarapuava-PR, Brasil.

Docente do Departamento de Nutrição da Unicentro, Doutora em Agronomia pela UNICENTRO, Mestre em Nutrição pela UFSC, Especialista em Nutrição Esportiva pela UnYleYa e Graduada em Nutrição pela UFPR.

Responsável pelas disciplinas de Nutrição Esportiva, Análise de Alimentos e Nutrição para Educação Física e Engenharia de Alimentos, professora supervisora na Clínica Escola de Nutrição (atendimentos ambulatoriais), atuando principalmente nas áreas de nutrição clínica, esportiva e de tecnologia de alimentos.

Publicado
2020-05-03
Como Citar
Couthon, O. I. F., Bennemann, G. D., Brecailo, M. K., Mazur, C. E., & Schiessel, D. L. (2020). Estratégias nutricionais de atletas fisiculturistas veganos: série de casos. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 13(87), 1171-1182. Recuperado de http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1754
Seção
Artigos Científicos - Original