Percepção de dor em pilotos de motocross amadores

  • Karinne Machado de Souza Universidade Castelo Branco (UCB), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
  • Moisés Augusto de Oliveira Borges Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Desempenho, Exercício e Saúde (BIODESA/UCB).
  • Bruno Lucas Pinheiro Lima Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Desempenho, Exercício e Saúde (BIODESA/UCB). Programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Exercício e do Esporte, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
  • Vicente Pinheiro Lima Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Desempenho, Exercício e Saúde (BIODESA/UCB). Programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Exercício e do Esporte, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Resumo

Objetivo: Determinar a prevalência da percepção de dor em pilotos de MotoCross amadores da Liga Esportiva de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro. Métodos: A amostra foi composta de 27 atletas do sexo masculino, com 40,63±5,15 de idade, participantes do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Foi aplicado o teste de McGill a fim de mensurar as dores que os atletas sentem mediante a prática esportiva. Resultados: Os resultados mostram que na descrição de dor de dimensão SENSORIAL, para os descritores, (CÓLICA e a MORDIDA) foram obtidas as menores médias (0,19). O descritor (DOLORIDA) apresentou a maior média (0,97). Já na descrição de dor de dimensão AFETIVA, o descritor (CASTIGANTE) obteve a menor média (0,84). O descritor (AMEDRONTADA) apresentou a maior média.  A média da EVA (Escala Visual Analógica) (1,07) e a média do desvio padrão (1,76). Conclusão: Os atletas não apresentaram uma diferença significante nos níveis de dor.

Publicado
2020-05-03
Como Citar
Souza, K. M. de, Borges, M. A. de O., Lima, B. L. P., & Lima, V. P. (2020). Percepção de dor em pilotos de motocross amadores. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 13(85), 961-965. Recuperado de http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1801
Seção
Artigos Científicos - Original