Efeitos do treinamento físico e da suplementação de whey proteins sobre a função renal em ratos e camundongos
Resumo
Objetivo: Foi de realizar uma revisão narrativa da literatura sobre efeitos na função renal da suplementação de whey proteins e do treinamento físico em ratos e camundongos. Materiais e Métodos: Revisão narrativa com fundamentação em artigos oriundos das bases de dados Scielo, Lilacs, Dialnet, Medline/Pubmed e Web of Science Resultados: Quinze artigos foram selecionados a partir de combinações entre as palavras de busca whey proteins, resistance training, creatinine, ureia, proteinuria. Discussão: Dentre os estudos apresentados observou-se com base nos procedimentos de cada um que há necessidade de investigações que aliem dietas hiperproteicas em diversas doses, intensidade do treinamento, tipo do treinamento e avaliação completa da função renal, de modo que corrobore com as medidas clínicas comumente utilizadas para diagnóstico em nefrologia. Nesse sentido, os procedimentos de investigação da função renal a nível bioquímico e morfológico adotados para as futuras investigações pré-clínicas precisam corroborar com os fatores que influenciam nos marcadores renais como as dietas hiperproteicas e o treinamento, haja vista que a Doença Renal Crônica pode ser multifatorial. Conclusão: os procedimentos utilizados para a avaliação da função renal em estudos com tratamento de dietas hiperproteicas e treinamento em ratos e camundongos, podem ser no conjunto inadequados ou inconclusivos. Haja vista que se faz necessário a associação com mais de um marcador sérico e urinário para verificação da depuração do analito, bem como associação a estado de hidratação, conteúdo da dieta e composição corporal.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).