Imagem corporal, indicadores antropométricos, motivação e adesão de praticantes de musculação

  • Fábio Hech Dominski Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC), Florianópolis-SC, Brasil. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), Florianópolis-SC, Brasil. Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (LAPE), Florianópolis-SC, Brasil.
  • Carla Maria de Liz Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC), Florianópolis-SC, Brasil. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), Florianópolis-SC, Brasil. Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (LAPE), Florianópolis-SC, Brasil.
  • Thiago Sousa Matias Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC), Florianópolis-SC, Brasil. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), Florianópolis-SC, Brasil. Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (LAPE), Florianópolis-SC, Brasil. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis-SC, Brasil.
  • Clara Knierim Correia Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC), Florianópolis-SC, Brasil. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), Florianópolis-SC, Brasil. Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (LAPE), Florianópolis-SC, Brasil.
  • Maick da Silveira Viana Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC), Florianópolis-SC, Brasil. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), Florianópolis-SC, Brasil. Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (LAPE), Florianópolis-SC, Brasil. Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Joinville-SC, Brasil.
  • Claudia Arab Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC), Florianópolis-SC, Brasil. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), Florianópolis-SC, Brasil. Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (LAPE), Florianópolis-SC, Brasil.
  • Alexandro Andrade Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC), Florianópolis-SC, Brasil. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), Florianópolis-SC, Brasil. Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (LAPE), Florianópolis-SC, Brasil. Programa de pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis-SC, Brasil.

Resumo

O aumento da procura por academias tem como causa a insatisfação com a imagem corporal relacionada à indicadores antropométricos, apesar disso, as motivações que impulsionam a prática de exercícios nesse contexto parecem não impulsionar as pessoas para um estilo de vida ativo. O objetivo deste estudo foi verificar as relações entre a imagem corporal, indicadores antropométricos, motivação e adesão de praticantes de musculação. Participaram do estudo 54 praticantes de musculação em uma academia de Florianópolis/SC (cálculo amostral, correlação entre 0,35 e 0,40, α= 0,05 e β= 0,20). Foram analisadas medidas antropométricas, percepção da imagem corporal e a motivação para o exercício físico. Os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial. A discrepância da imagem corporal está relacionada positivamente com a regulação externa (r=0,27; p<0,05) e negativamente com a motivação intrínseca (r=-0,28; p<0,05) e o índice de autodeterminação (r=-0,37; p<0,01). Foi verificada correlação positiva do IMC (r=0,34; p<0,01) e percentual de gordura (r=0,33; p<0,01) com a discrepância da imagem corporal, quanto maior IMC e %G, maior a insatisfação com a imagem corporal. Foi observado que 53,7% (n=29) dos participantes desistiram da prática de musculação. Os desistentes da musculação apresentaram maior amotivação (p=0,02) e discrepância da imagem corporal (p=0,04) do que os aderentes. A insatisfação com a imagem corporal está relacionada com índices antropométricos e motivação. Os desistentes caracterizam-se como mais amotivados para a prática de exercício e apresentam maior discrepância da imagem corporal quando comparados aos aderentes, resultando em desistência da prática.

Publicado
2020-05-03
Como Citar
Dominski, F. H., Liz, C. M. de, Matias, T. S., Correia, C. K., Viana, M. da S., Arab, C., & Andrade, A. (2020). Imagem corporal, indicadores antropométricos, motivação e adesão de praticantes de musculação. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 13(85), 954-962. Recuperado de http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1827
Seção
Artigos Científicos - Original