Efeito da atividade condicionante de membros superiores e inferiores no desempenho do arremesso de peso

  • Diego de Alcantara Borba Departamento de Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ibirité-MG, Brasil. Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício Físico, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG. Brasil.
  • Jefferson de Souza Epifânio Departamento de Educação Física, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), MG, Brasil.
  • João Gabriel dos Santos Monteiro Nunes Departamento de Educação Física, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), MG, Brasil.
  • José Mauro Silva Vidigal Departamento de Educação Física, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), MG, Brasil.
  • Hugo César Martins-Costa Departamento de Educação Física, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), MG, Brasil.

Resumo

Introdução: atividades condicionantes são utilizadas por atletas profissionais e amadores antes do treinamento ou competição com o intuito de melhorar do desempenho físico. Objetivo: o objetivo do estudo foi comparar os efeitos de atividades condicionantes de membros superiores e inferiores no desempenho do arremesso do peso. Método: participaram do estudo 13 homens (Idade: 22± 3 anos; Peso: 74,2± 7,4 kg; Estatura: 1,75± 1,3 m). Os participantes realizaram de modo aleatório as situações: Flexão de braços seguido do arremesso do peso; Salto contra movimento seguido do arremesso do peso e Arremesso do peso somente. Cada atividade condicionante foi composta por 3 séries de 10 s com um minuto de intervalo entre as séries. Após três minutos de intervalo os participantes realizaram seis tentativas do arremesso do peso. Resultados: ANOVA não indicou diferença na distância do melhor arremesso ente as situações. De acordo com a análise por erro típico, houve sete respostas positivas após as flexões de braço e cinco após os saltos verticais. Conclusão: os resultados sugerem efeito das atividades condicionantes no desempenho do arremesso do peso sem predomínio de mecanismos centrais ou musculares no desencadeamento da potencialização pós-ativação.

Publicado
2020-05-03
Como Citar
Borba, D. de A., Epifânio, J. de S., Nunes, J. G. dos S. M., Vidigal, J. M. S., & Martins-Costa, H. C. (2020). Efeito da atividade condicionante de membros superiores e inferiores no desempenho do arremesso de peso. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 13(86), 1099-1106. Recuperado de http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1871
Seção
Artigos Científicos - Original