Influência do treinamento resistido nos critérios diagnósticos da síndrome metabólica e na capacidade funcional de mulheres idosas

  • Cássia Oliveira Cabral da Paz Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém-PA, Brasil.
  • Thayane Monteiro do Nascimento Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém-PA, Brasil.
  • Brenda Beatriz Silva Monteiro Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém-PA, Brasil.
  • Evitom Correa Sousa Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém-PA, Brasil.
  • Dayse Danielle de Oliveira Silva Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém-PA, Brasil.
  • Ediléa Monteiro de Oliveira Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém-PA, Brasil.

Resumo

Introdução: A Síndrome Metabólica (SM) é uma interação de indicadores de riscos cardiovasculares, e sua prevalência aumenta conforme a idade. Portanto, é necessário desenvolver estratégias para a incapacidade funcional na população idosa. O Treinamento Resistido (TR) é bastante utilizado, pois produz efeitos benéficos como aumento da massa muscular, desenvolvimento de força e melhora na capacidade funcional. Objetivos: Verificar a influência dos exercícios resistidos nos critérios diagnósticos da Síndrome Metabólica e na capacidade funcional de mulheres idosas. Materiais e métodos: Estudo de campo intervencional, prospectivo e quantitativo; incluindo 10 mulheres entre 60 e 75 anos. Avaliou-se a Circunferência Abdominal, Pressão Arterial Sistólica, Pressão Arterial Diastólica, HDL-colesterol, glicemia de jejum e triglicerídeos. Para capacidade funcional aplicou-se o Teste AVD-Glittre. O protocolo de TR consistiu em 8 semanas, realizado 2 vezes em dias não consecutivos. Resultados e discussão: Ocorreu diminuição da PAS (p=0,034) tratando-se de um benefício importante na diminuição de eventos cardiovasculares. Sobre o aumento dos triglicerídeos (p=0,022), há contradições acerca da relação com o TR, advindas das diferenças da frequência semanal, estado de treinamento ou níveis lipídicos pré-treinamento. PAD, Glicemia de jejum, HDL-colesterol e capacidade funcional apresentaram melhoras, porém não significativas. Conclusão: Os exercícios resistidos foram positivos para a PAS de mulheres com SM. Apesar da diminuição do tempo de execução do Teste AVD-Glittre, os resultados sobre a capacidade funcional não foram significativos. 

Biografia do Autor

Cássia Oliveira Cabral da Paz, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém-PA, Brasil.
Graduanda em Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará, Belém (PA), Brasil.
Thayane Monteiro do Nascimento, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém-PA, Brasil.
Graduanda em Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará, Belém (PA), Brasil.
Brenda Beatriz Silva Monteiro, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém-PA, Brasil.
Graduanda em Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará, Belém (PA), Brasil.
Evitom Correa Sousa, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém-PA, Brasil.
Doutor em Ciências da Reabilitação pela UNINOVE/SP, Docente no Departamento de Desporto e Coordenador do Laboratório de Treinamento Resistido e Saúde da Universidade do Estado do Pará, Belém (PA), Brasil.
Dayse Danielle de Oliveira Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém-PA, Brasil.

Doutora em Ciências da Reabilitação pela UNINOVE/SP, Docente no Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado do Pará, Belém (PA), Brasil.

Ediléa Monteiro de Oliveira, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém-PA, Brasil.

Doutora em Ciências da Reabilitação pela UNINOVE/SP, Docente no Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado do Pará, Belém (PA), Brasil.

Publicado
2020-05-03
Como Citar
da Paz, C. O. C., do Nascimento, T. M., Monteiro, B. B. S., Sousa, E. C., Silva, D. D. de O., & de Oliveira, E. M. (2020). Influência do treinamento resistido nos critérios diagnósticos da síndrome metabólica e na capacidade funcional de mulheres idosas. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 13(87), 1270-1277. Recuperado de http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1896
Seção
Artigos Científicos - Original