Efeitos de um treinamento sobre a aptidão física de escolares praticantes de handebol da cidade do Rio de Janeiro

  • Rubem Machado Filho Universidade Salgado de Oliveira, Universo, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Amanda Cristine da Silva Universidade Salgado de Oliveira, Universo, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil.
Palavras-chave: Aptidão física, Escolares, Handebol.

Resumo

Introdução: o handebol é uma modalidade esportiva coletiva, caracterizada por grande quantidade e variedade em suas movimentações, manipulações de bola e interação com outros atletas. A atividade física é um dos mais importantes pré-requisitos para o saudável crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, como também para o estabelecimento de um estilo de vida ativo durante a fase adulta. O objetivo do presente estudo foi analisar os níveis de aptidão física antes e após um treinamento proposto de escolares da Cidade do Rio do Janeiro praticantes de handebol, após 15 semanas de treinamento. Materiais e Métodos: a população foi composta por escolares de 12 a 15 anos de idade, pertencentes ao Ensino Fundamental uma escola da Rede Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro-RJ. Houve aprovação no comitê de ética e pesquisa. Para a análise estatística foi utilizado para verificar a normalidade dos dados o teste de Shapiro Wilk. Quando os dados se apresentaram paramétricos foi utilizado o teste “t” para amostras pareadas, e para os dados não paramétricos foi utilizado o teste de Wilcoxon. Resultados: na comparação do pré-teste com o pós teste as 2 (duas) variáveis apresentaram diferença estatisticamente significante. Conclusão: as práticas específicas de modalidades esportivas referentes ao desporto handebol, apresentaram como sendo importantes para melhoria das capacidades motoras dos escolares na faixa etária estudada.

Referências

-Böheme, M. T. S. Aptidão física: aspectos teóricos. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo. Vol. 7. 1993. p.52-55.

-Borges, A. F. Avaliação e Comparação de Indicadores Antropométricos e Neuromusculares de Jovens Escolares do Ensino Fundamental do Interior Paulista. Dissertação de Mestrado em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba. 2008.

-Braga, F.; Generosi, R. A.; Garlipp, D. C.; Gaya, A. Programas de Treinamento de Força para Escolares sem uso de Equipamentos. Revista Eletrônica da Ulbra São Jerônimo. Vol.3. 2008.

-Caputo, E. L.; Silva, M. C.; Correia, P. V.; Pereira, W. E.; Vaz, V. P. Análise dos componentes de aptidão física de adolescentes praticantes de handebol. Lecturas Educación Física y Deportes. Ano 14. Num. 133. 2009. p. 1-1.

-Faigenbaum, A.D. Comparisonof 1 and 2 days per weekofstrength training in children. Res Q Exerc Sport. Vol. 73. 2002. p. 416-424.

-Gaya, A.; Silva, G. Manual de aplicação de medidas e testes, normas e critérios de avaliação. Projeto Esporte Brasil. 2007. p. 1-27.

-Machado Filho, R. Aptidão física de meninos escolares da cidade de Guarulhos-SP praticantes de atividades relacionadas ao Futsal após 15 semanas de treinamento. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 4. Num. 11. 2012. p. 11-16.

-Machado Filho, R. Comparação de variáveis antropométrica de escolares da rede pública do estado de São Paulo praticantes de handebol e atividade física geral após três meses de treinamento. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 7. Num. 37. 2013. p. 71-77.

-Machado Filho, R.; Pellegrinotti, I. L. Crescimento e desenvolvimento das capacidades motoras de escolares das 5as e das 6as séries praticantes de aulas esportivas e atividade física geral. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 7. Num. 40. 2013. p. 388-397.

-Marins, J. C. B.; Giannichi, R. S. Avaliação e prescrição de atividade física. 3ª edição. Rio de Janeiro. Shape. 2003.

-Oliveira, A. R.; Gallagher, J. D. Treinamento de força muscular em crianças: novas tendências. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Vol. 2. Num. 3. 1997. p. 80-90.

-Vargas, R. P.; Santi, H.; Duarte, M.; Cunha Junior, A. T. Característica antropométricas, fisiológicas e qualidades físicas básicas de atletas de handebol feminino. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 4. Num. 22. 2010. p. 352-362.

Publicado
2021-02-23
Como Citar
Machado Filho, R., & Silva, A. C. da. (2021). Efeitos de um treinamento sobre a aptidão física de escolares praticantes de handebol da cidade do Rio de Janeiro. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 14(89), 103-107. Recuperado de http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1985
Seção
Artigos Científicos - Original