Estudo comparativo dos transtornos de ansiedade e fatores associados em acadêmicas do curso de educação fí­sica e demais áreas da saúde

  • Ismael dos Santos Silva Bacharelado em Educação Fí­sica pela Faculdade UNIFSA, Teresina-PI, Brasil.
  • Israel Rodrigues de Almeida Bacharelado em Educação Fí­sica pela Faculdade UNIFSA, Teresina-PI, Brasil.
  • Leyla Regis Meneses de Sousa Carvalho Mestre e Doutoranda em Educação Fí­sica pela Universidade Católica de Brasí­lia e Professora da Faculdade UNIFSA, Teresina-PI, Brasil.
Palavras-chave: Ansiedade, Universitárias, Atividade física

Resumo

Introdução: As mulheres tendem um maior risco em comparação aos homens de desenvolverem algum tipo de transtorno de ansiedade em alguma etapa da sua vida. Objetivo: O objetivo do estudo foi de comparar os transtornos de ansiedade em acadêmicas do curso de Educação Fí­sica e demais áreas da Saúde. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por 200 acadêmicas do sexo feminino sendo 100 do curso de Educação Fí­sica e 100 das demais áreas da saúde. O instrumento utilizado foi o Manual do Inventário de Estado-Traço de Ansiedade (STAI). Foi utilizado os softwares gratuitos PSPP e o R versão 3.6.1 e teste estatí­stico do Qui-quadrado para verificar se houve associação do ní­vel de ansiedade entre áreas. Resultados: De modo geral na (A-E) 5% das acadêmicas estão com A-E baixa, 80% Média, 15% Alta, enquanto, na A-T estão 12,5% baixa, 81% Média e 6,5% alta. Logo, tanto na (A-E) quanto na (A-T) elas manifestaram grau de ansiedade medianos. As do curso de Educação Fí­sica tanto na (A-E) quanto na (A-T) resultou em medianamente ansiosas, porém estão mais ansiosas no Estado. Já das demais áreas da saúde tanto na (A-E) quanto na (A-T) resultou em medianamente ansiosas, porém estão mais ansiosas no Traço. Conclusão: Os achados sugerem que no contexto geral as acadêmicas do curso de Educação Fí­sica como também das demais áreas da saúde revelaram que ambas os ní­veis de ansiedade se deram em moderados, negando a hipótese de que o ní­vel de ansiedade estaria associado à área de estudo.

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Publicado
2021-10-10
Como Citar
Silva, I. dos S., Almeida , I. R. de, & Carvalho, L. R. M. de S. (2021). Estudo comparativo dos transtornos de ansiedade e fatores associados em acadêmicas do curso de educação fí­sica e demais áreas da saúde. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 14(92), 665-672. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/2143
Seção
Artigos Científicos - Original