Benefí­cios do treinamento de força e natação sobre a independência funcional de paciente com lesão medular tetraparesia (um estudo de caso)

  • Cristian Ortiz Camargo Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Fisiologia do Exercí­cio - Prescrição do Exercí­cio
  • Iris Mascarin Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Fisiologia do Exercício –Prescrição do Exercício
  • Newton Nunes Instituto do Coração - Incor/SP, HC-FMUSP
Palavras-chave: Lesão medular, Natação, Treinamento de força, Independência funcional, Reabilitação

Resumo

Introdução: O esporte tem um papel fundamental na reabilitação física de pacientes com lesão medular por ampliar as alternativas terapêuticas e favorecer a independência funcional. Objetivo: O estudo teve por objetivo conhecer os efeitos do Treinamento de Força e natação sobre capacidadesfuncionais de pacientes com lesão medular. Métodos: Trata-se de um estudo de caso, onde foi analisado um individuo com 32 anos de idade com tetraparesia com lesão de C5, submetidos a um programa de exercícios na água e em academia. O paciente foi avaliado por meio da Medida de Independência Funcional (Escala MIF) antes e após o procedimento que consistiu em sessões de natação realizadas duas vezes por semana durante três meses e na academia num período de dois meses três vezes por semana, sendo realizados apenas três exercícios, sendo eles: Cadeira extensora, mesa flexora e leg press. Resultados: O paciente apresentou mudanças significativas em todos os segmentos avaliados, sendo que no controle esfíncter se deu a maior significância de melhora. Conclusão: A atividade de treinamento de forçae natação (a maior melhora se deu após o inicio do treinamento de força) foram efetivas na melhora da condição física, trazendo benefícios motores sobre as habilidades funcionais do paciente.

Referências

-Almeida, P.A.; Tonello, M.G.M. Benefícios da natação para alunos com lesão medular. Revista Digital. Buenos Aires. Num. 106. Ano 11. Março 2007.

-Bampi, L.N.S.; Guilhem, D.; Lima, D.D. Qualidade de vida em pessoas com lesão medular traumática: um estudo com o WHOQOL-bref. Revista Brasileira de Epidemiologia. Vol. 11, Núm. 1. 2008. p. 67-77.

-Gorla, J.I.; Olivoto, R.R.; Calegari, D.R.; Carminato, R.A. Estudo da força muscular localizada em lesados de medula. Revista Digital. Buenos Aires. Núm. 73. Ano 10.Junho 2004.

-Lianza, S. Medicina de reabilitação. Associação brasileira de medicina física e reabilitação. Academia brasileira de medicina de reabilitação. 4ª Edição. Rio de Janeiro. Guanabara koogan, 2007.

-Mauerberg, C.E. Atividade Física Adaptada. Ribeirão Preto. Tecmadd, 2005. p. 327-403.

-Pereira, M.E.M.S.M.; Araújo, T.C.C.F. Estratégias de enfrentamento na reabilitação do traumatismo raquimedular. Arquivo de Neuropsiquiatria. Vol. 63. Num. (2-B). 2005. p. 502-507.

-Riberto, M.; Miyazaki, M.H.; Jucá, S.S.H.; Sakamoto, H.; Pinto, P.P.N.; Battistella, L.R. Validação da Versão Brasileira da Medida de Independência Funcional. ACTA FISIATR. Vol. 11. Num. 2. 2004. p. 72-76.

-Silva, M.C.R.; Oliveira, R.J.; Conceição, M.I.G. Efeitos da natação sobre a independência funcional de pacientes com lesão medular. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 11. Num. 4. Jul/Ago, 2005. p. 251-256.

-Vall, J.; Braga, V.A.B.; Almeida, P.C. Estudo da qualidade de vida em pessoas com lesão medular traumática. Arquivo de Neuropsiquiatria. Vol. 64. Num. (2-B).2006. p.451-455.

-Venturini, D.A.; Decésaro, M.N.; Marcon, S.S. Alterações e expectativas vivenciadas pelos indivíduos com lesão raquimedular e suas famílias. Revista Escola Enfermagem USP. Vol. 41, Núm. 4. 2007. p. 589-96.

Publicado
2011-12-31
Como Citar
Camargo, C. O., Mascarin, I., & Nunes, N. (2011). Benefí­cios do treinamento de força e natação sobre a independência funcional de paciente com lesão medular tetraparesia (um estudo de caso). RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 4(19). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/223
Seção
Artigos Científicos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##