Parâmetros de inclusão do educador fí­sico no Programa Saúde da Famí­lia (PSF) para trabalhar na prevenção e tratamento de pacientes hipertensos

  • Denise Alves Sobreira Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho- Exercí­cio Fí­sico aplicado à Reabilitação Cardí­aca e a Grupos Especiais. Licenciada em Educação Fí­sica pela Universidade Federal da Paraí­ba - UFPB
  • Antonio Coppi Navarro Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho- Exercí­cio Fí­sico aplicado à Reabilitação Cardí­aca e a Grupos Especiais
Palavras-chave: Programa Saúde da Família, Educador físico, Prescrição de exercício, Hipertensão

Resumo

Introdução: Este estudo discute a inclusão do Educador Físico no Programa Saúde da Família. Objetivo: O Presente Trabalho teve como objetivo demonstrar a importância da inclusão do profissional de Educação Física no Programa Saúde da Família, atuando na adoção e introdução do exercício no estilo de vida mais ativo da população, como meio de prevenir e tratar de algumas doenças crônico -degenerativas como a hipertensão. Materiais e Métodos: O estudo se caracterizou como tipo descritivo. A amostra constou de 87 sujeitos, sendo 63 mulheres e 24 homens, portadores de hipertensão, cadastrados nas três unidades do Programa Saúde da Família em uma cidade no alto sertão da Paraíba-PB. Foi realizada uma entrevista com questões abordando a patologia, hábitos de saúde e atividade física. Utilizou-se estatística descritiva no tratamento dos dados. Resultados e Discussão: A única atividade física praticada foi à caminhada, onde 35 dos hipertensos praticam, sendo 25 mulheres e 10 homens. Isso expressa que a população já começou a incorporar a prática de um exercício físicocomo meio de melhorar a saúde, embora 57 sujeitos da amostra não são praticantes e nenhum dos sujeitos dispõe da orientação de um profissional de Educação Física. Conclusão: Sendo assim o estudo demonstra a importância do profissional de Educação Física ser integradoà equipe multidisciplinar do programa Saúde da Família atuando na prevenção e no tratamento da hipertensão.

Referências

-Amaral, S.L.; Castro, L.M.; Monteiro, H.L. Hipertensão e exercício: Custo do Tratamento ambulatorial, antes e após a adoção da prática regular e orientação de condicionamento físico. Revista da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Bauru. Vol. 10. Num. 2. 2007. p. 54-60.

-Balbinotti, M.A.A.; Capozzoli, C.J. Motivação á prática regular de atividade física: um estudo exploratório com praticantes em academias de ginástica. Revista Brasileira de Educação Física Esportiva. São Paulo. Vol. 22. Num. 1. 2008. p. 63-80.

-V Diretrizes Brasileira de Hipertensão Arterial. Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Campos do Jordão. 2006.

-Lopes, F.J.; Alterthur, C.C.; Caminhar em busca da Qualidade de Vida. Revista Brasileira de Ciência do Esporte. Vol. 21. Num. 1. 1999. p. 861-866.

-Nahas, M.V. Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida: Conceitos e sugestões para um Estilo de Vida Ativo. 3ª edição. Londrinas-PR. Midiograf. 2003. p. 129-146.

-Ministério da Saúde. Secretaria das Políticas de Saúde. Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e aos Diabetes Mellitus. Manual de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Brasília. 2002. p. 128-130.

-Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica: Guia Prático de Programa da Saúde da Família. Brasília. 2001. p. 128.

-Organização Pan-Americana de Saúde. Doenças Crônicas Degenerativas e Obesidade: Estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde. Brasilia. 2003. p. 196-200.

-Pessuto, J.; Carvalho, E.C. Fatores de Risco em Indivíduos com Hipertensão Arterial. Revista Latino-Americana de Enfermagem. São Paulo. Vol. 6. Num. 1. 2008. p. 33-39.

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Sobreira, D. A., & Navarro, A. C. (2012). Parâmetros de inclusão do educador fí­sico no Programa Saúde da Famí­lia (PSF) para trabalhar na prevenção e tratamento de pacientes hipertensos. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 4(22). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/267
Seção
Artigos Científicos - Original