Análise da carga e da forma de transporte da mochila escolar em estudantes do ensino médio
Resumo
O objetivo deste estudo foi descrever a relação entre carga exigida pela escola e a carga real transportada, bem como analisar a forma de transporte da mochila pelos alunos do ensino médio de uma cidade do interior de Minas Gerais. A amostra foi composta por 71 alunos regularmente matriculados e frequentes no ensino médio federal da Universidade Federal de Viçosa-Campus Florestal. A massa corporal dos alunos e a carga da mochila foram mensuradas. A fim de conhecer a carga do material exigida pela escola para cada dia da semana, o material a ser utilizado de acordo com o horário escolar foi pesado. Aplicou-se uma ficha de identificação que o estudante deveria preencher, identificando o tipo de mochila utilizada, assim como o modo de transporte dela. Para verificar a normalidade dos dados utilizou-se o teste Kolmogorov-Smirnov. Para comparar a média da carga real com a carga exigida pela escola foi aplicado o teste de Wilcoxon, comparando os grupos por sexo. Observou-se que em um dia da semana a carga prevista da mochila apresentou-se inadequada para os alunos de ambos os grupos. Em ambos os grupos o tipo de mochila mais utilizado é aquela composta por duas alças. Em relação a forma de transporte, o transporte nos dois ombros apresentou maior porcentagem de incidência em relação ao transporte em um ombro. Neste estudo o planejamento diário das atividades acadêmicas prevê uma carga da mochila escolar maior do que o transportado pelos estudantes de ambos os sexos, além disso a forma de transporte mais utilizada pelos escolares foi o transporte nos dois ombros, e a maior parte dos escolares utilizam mochilas de duas alças.
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