Estresse e condicionamento fí­sico: a influência na performance dos policiais do grupo de operações especiais de Cacoal/RO

  • Maurí­cio Gomes de Souza Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal/RO
  • Cesar Miguel Momesso CELAFISCS
  • Rafael Ayres Romanholo Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal/RO
Palavras-chave: Estresse, Condicionamento físico, Policiais militares

Resumo

A classe policial está entre as que mais sofrem de estresse devido sua exposição ao perigo, problemas humanos ou tensão. Esse quadro propicia o surgimento de patologias e disfunções relacionadas ao estresse. Este estudo teve como objetivo verificar a influência do estresse e condicionamento físico na performance policial durante a realização de uma pista de tiro que simula situações reais de confronto armado, tendo como população estudada os policiais militares integrantes do grupo de operações especiais da cidade de Cacoal-RO. Compreenderam a amostra 09 (nove) policiais militares do sexo masculino, aptos ao serviço policial, com idade média de 33,2 ± 2,34 anos, sendo eles submetidos ao teste de resistência aeróbia de Cooper, para que fossem avaliados nos quesitos condicionamento físico e VO2máx, tendo 88,9% dos avaliados apresentado níveis elevados de aptidão física com média de 2.906 ± 0,67 metros percorridos no tempo de 12 minutos e VO2máx equivalente a 53,4 ml (kg.min)-1. Os avaliados foram testados em uma pista de tiro policial para verificação dos efeitos causados pelo estresse gerado antes e após realização da pista, através da alteração das variáveis fisiológicas FC e PA. Os valores referentes à frequência cardíaca apresentaram alteração significativa (p = 0,5) com aumento de 113% no número de batimentos por minuto. Houve elevação pouco significativa (p=0,05) da PA (sistólica e diastólica) em repouso (média 122,2 /80 mmHg ± 11,2/9,1), antes da realização da pista de tiro (média 127,8/90 mmHg ± 10,3/8,2) e após (média 141,1/93,3 mmHg ± 14,5/32,1). A pesquisa mostrou que os avaliados apresentaram-se bem condicionados fisicamente, porém este fator não influenciou no controle das variáveis fisiológicas, interferindo diretamente no desempenho dos policiais.

Referências

- Andrade , M.M. Introdução à Metodologia do Trabalho Cientifico: Elaboração de Trabalhos na Graduação. São Paulo, editora Atlas. 1999. p.108, 118.

- Barbanti, V.J.; Bento, J.O.; Marques, A. T.; Amadio, A.C. Esporte E Atividade Física. 1ª edição, Barueri-SP, editora Manole, 2002.

- Brasil, Estado-Mario do Exército. Manual de Treinamento Físico Militar. Brasília: EGGCF, 1980.

- Buriti, M.A. Psicologia do Esporte. 2ª edição, Campinas-SP, editora Alínea, 2001.

- Campos, A.F. A Importância da Preparação Policial Quanto o Uso da Força Letal. REBESP, Revista Brasileira de Estudos de Segurança Pública. Num.1. Vol.1. 2008.

- Cooper, K.H. O Programa Aeróbico Para o Bem Estar Total. Rio Janeiro: Nórdica; 1982.

- Costa M.; Accioly Jr H.; Oliveira J.M. Estresse: Diagnóstico dos Policiais Militares em uma Cidade Brasileira. Rev. Panam Salud Publica, Vol. 21, Num. 4. 2007. p. 217–22.

- Dias, A. C.; Dantas, Estélio H.M.; Moreira, S.B.S.; Vernom, F. A Relação Entre o Nível de Condicionamento Aeróbico, Execução de Uma Pista de Obstáculos e o Rendimento em um Teste de Tiro. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol.11. Num. 6. 2005.

- Foss, M.l.; Keteyian, S.J. Bases Fisiológicas do Exercício e do Esporte. trad Giuseppe Taranto. ed. Guanabara Koogan . 6ª edição Rio de Janeiro. 2000.

- Garret Jr, William E.; Kinkendall, Donald T.A. Ciência do Exercício e dos Esportes. Porto Alegre-RS, editora Artmed, 2003. p.132, 173.

- Giralda, N. Tiro Defensivo, Pista Policial de Instrução e Pista Policial de Aplicação. Método Giraldi PMESP, 2001.

- Kiss, M.A.P.D. Esporte e Exercício: Avaliação e Prescrição. 1ª edição, São Paulo, editora Roca, 2003.

- Nunomura, M.; Teixeira, L.A.C.; Caruso, M.R.F. Nível de Estresse em Adultos Após 12 Meses de Prática Regular de Atividade Física. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 3. Num. 3. 2004. p. 125-134.

- Rocha, P.E.C. Medidas e Avalição em Ciências do Esporte. 5ª edição, Rio de Janeiro, editora Sprint., 2002.

- Rocha, R.; Porto, M.; Morelli, M.Y.G.; Maestá, N.; Waib, P.H. ; Burini, R.C. Efeito de Estresse Ambiental Sobre a Pressão Arterial de Trabalhadores: Rev Saúde Pública. Vol. 36. Num.5. 2002. p. 568-75.

- Rodrigues, A.V.S.; Martinez, E.C.; Duarte, A.F.A.; Ribeiro.; L.C.S. O Condicionamento Aeróbico e sua Influência na Resposta ao Estresse Mental em Oficiais do Exército. Rev Bras Med Esporte. Vol. 13. Num. 2. 2007.

- Sociedade Brasileira de Cardiologia. V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, São Paulo, SP, 2006.

- Storani, P. O Treinamento Perceptivo-Motor Na Melhoria Da Performance do Tiro Policial Em Confrontos Armados Nas Áreas De Alto Risco. Monografia apresentada à Universidade Gama Filho para obtenção do Título de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Treinamento Físico. Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, 2000.

- Tomasi, A.; Macedo, T.M. Comparação do Nível de Aptidão Física Atual em Relação ao Mínimo Admitido para o Ingresso na Polícia Militar do Estado de Rondônia dos Policiais do Grupo de Operações Especiais – GOE do Município de Cacoal/RO. Artigo apresentado à Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED/RO, como Trabalho de Conclusão de Curso, para Obtenção do Título de Graduação em Educação Física. 2008.

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Souza, M. G. de, Momesso, C. M., & Romanholo, R. A. (2012). Estresse e condicionamento fí­sico: a influência na performance dos policiais do grupo de operações especiais de Cacoal/RO. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 5(25). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/297
Seção
Artigos Científicos - Original