Dança a dois na percepção da comunicação corporal: visão do aluno

  • Luciana Bezerra Cysneiros Cavalcanti Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Dança e Consciência Corporal
  • Rafaela Liberali Universidade Gama Filho (UGF)
  • Maria Cristina Mutarelli Pontes Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Dança e Consciência Corporal
  • Maria Ines Artaxo Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Dança e Consciência Corporal
Palavras-chave: Dança de salão, Dança a dois, Comunicação corporal

Resumo

O objetivo do presente estudo foi demonstrar o perfil e a percepção da comunicação corporal em um grupo de indivíduos praticantes de dança de salão, de ambos os sexos, com idade entre 16 a 75 anos, em uma escola de dança no Recife. A pesquisa caracteriza-se como descritiva. A população do estudo corresponde a 80 indivíduos que fazem aula de dança a dois, desses foi selecionada uma amostra de 30 indivíduos. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário com 15 questões sobre perfil e comunicação corporal e os dados colhidos foram tratados pela estatística descritiva. Através dos resultados foi possível traçar um perfil do grupo estudado e demonstrar o aumento da percepção e da comunicação corporal por meio da prática da dança a dois. Ficando caracterizado o quanto a dança de salão motiva e influencia nos hábitos sociais e nas percepções pessoais de mundo.

Biografia do Autor

Luciana Bezerra Cysneiros Cavalcanti, Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Dança e Consciência Corporal

Graduação em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e especialização em Dança e Consciência Corporal

Rafaela Liberali, Universidade Gama Filho (UGF)

Educadora Fí­sica, Especialista em Dança Cênica - UDESC, Mestre em Engenharia de produção e sistemas - UFSC e professora dos cursos de Especialização Lato Sensu da Universidade Gama Filho-UGF.

Maria Cristina Mutarelli Pontes, Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Dança e Consciência Corporal

Educadora Fisica. Mestre em Educação Fí­sica/Biodinâmica do Movimento Humano pela EEFEUSP. Especialista em Reabilitação Cardiovascular pelo Instituto do Coração INCOR/FMUSP. Coordenadora do curso Dança e Consciência Corporal da Universidade Gama Filho-UGF.

Maria Ines Artaxo, Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Dança e Consciência Corporal

Educadora Fí­sica. Especialização em Ginástica em aparelhos - São Paulo. Especialização em psicomotricidade no GAE. Especialização em danças folclóricas em Cuba. Coordenadora do pós graduação da Universidade Gama Filho, coordenadora do programa de pós graduação de Dança e Consciência Corporal e Personal Training do Uni-FMU.

Referências

-Abreu, E. V. e colaboradores. Timidez e motivação em indivíduos praticantes de dança de salão. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, Vol. 6.Ed. especial. jul. 2008. p. 649-664.

-Afonso, A. S. Teorias de aprendizagem: uma contribuição metodológica ao ensino da dança de salão. Versão para publicação no site: www.dancadesalao.com/agenda. 2009.

-Almeida, C. M. Um olhar sobre a prática da dança de salão. Movimento & Percepção, Espírito Santo de Pinhal, Vol. 5. Num. 6. 2005.

-Almeida, R. C. M. J. História da dança de salão como prática de lazer no Rio de Janeiro: 1850-1914. Coletânea do IV Encontro Nacional de História do esporte, lazer e educação Física. Belo Horizonte: UFMG/EEF. p. 30-318, 1996.

-Bernardino, E. J.; e colaboradores. A dança no contexto da educação física: na visão de professores de ensino infantil e fundamental de Romaria-MG, 2008. Disponivel on line: www.educacaofisica.com.br/biblioteca.Acesso: 10/8/2010.

-Braga, V. E. M. O resgate do feminino através da Dança do Ventre: uma forma de ser e estar no mundo, 3ªJornada Científica Universidade Cidade de São Paulo -Unicid, SP, 2008.

-Cunha, M. L. e colaboradores. Dança de salão: repercussões nas atividades devida diária. Cad. Saúde Colet. Rio de Janeiro, Vol. 16. Num. 3. 2008. p. 559-568.

-D'Aquino,R. Dança de salão: Motivos dos indivíduos que procuram esta atividade. EFDeportes.com, Revista Digital, Buenos Aires. Ano. 10. Num. 88. 2005.

-Fiamoncini, R.E. Aderência a um programa de musculação supervisionada. Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Florianópolis, SC, 2002.

-Garaudy, D. Dançar a vida. 4ªedição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

-Gomes, A. C.; colaboradores. Estudo dos benefícios da improvisação nasaulas de dança do curso de educação física UNILESTEMG. Movimentum-Revista Digital de Educação Física -Ipatinga: Unileste-MG -Vol. 3. Num. 1. fev /jul. 2008.

-Liberali, R. Metodologia Científica Prática: um saber-fazer competente da saúde à educação. Florianópolis: (s.n.), 2008

-Moraes, A. B. A.; e colaboradores. O processo de adesão numa perspectiva analítico comportamental. Rev. bras.ter. comport. cogn., São Paulo, Vol. 11. Num. 2. dez. 2009 .

-Paiva, M.A.C.; colaboradores. Identidade social e autoestima em participantes de grupos de dança flamenca: a contribuição pedagógica e psicológica ao ser do homem em movimento. Fitness & Performance Journal, Vol. 3. Num. 1. jan/ fev. 2004. p. 28-32.

-Pêcheux, M. Análise automática do discurso (AAD-69). In: Gadet, F. (Org.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. Ed. Campinas: UNICAMP, cap. 3, p. 61-105, 1997.

-Perez, A. M. Q. R. Contribuição à pesquisa de caso único. Boletim Academia Paulista de Psicologia. Ano 19, Núm. 1, p. 68-79. 2000.

-Rocha, M. D. Dança de salão, um instrumento para a qualidade de vida. Movimento & Percepção, Espírito Santo de Pinhal, SP, Vol. 7. Num. 10.jan/ jun. 2007.

-Salzer, J. A expressão corporal. Trad. J. D. Marchese. São Paulo: Difel, 1983

-Santos, W. N. Comunicação não verbal e educação: um olhar filosófico sobre a espontaneidade da comunicação corporal como práxis pedagógica. Dissertação de mestrado, UFBA, 2003.

-Silva, M. G. M. S. A expressividade na dança: visão do profissional. Revista Motriz. Vol. 5. Num. 2. 1999.

-Tresca, R. P. Estudo comparativo da motivação intrínseca em escolares praticantes e não praticantes de dança. Rev. Bras. E Mov. Brasília. Vol. 8. Num. 1. jan/ 2000. p. 9-13.

-Zanella, L. Psicologia e educação: o significado do aprender. Organização: Jorge de La Rosa. 7ªedição. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

-Zaniboni, L. Dança de salão: uma possibilidade de linguagem. Revista Conexões. Vol. 5. Num. 1. 2007.

Publicado
2012-04-17
Como Citar
Cavalcanti, L. B. C., Liberali, R., Pontes, M. C. M., & Artaxo, M. I. (2012). Dança a dois na percepção da comunicação corporal: visão do aluno. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 6(32). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/373
Seção
Artigos Científicos - Original