Fatores positivos e negativos para implantação de programa de ginástica laboral em Gurupi-TO

  • Flávio Romano Conceição Centro Universitário UnirG, Gurupi, TO.
  • Claudio de Oliveira Assumpção Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias - IB-UNESP, Rio Claro-SP, Brasil.
  • Valmir Fernandes de Lira Programa de mestrado e doutorado em Educação Fí­sica pela Universidade Católica de Brasí­lia, Brasí­lia, DF.
  • Ricardo Yukio Asano Centro Universitário UnirG, Gurupi, TO. Programa de mestrado e doutorado em Educação Fí­sica pela Universidade Católica de Brasí­lia, Brasí­lia, DF.
  • Nardha Calaça Centro Universitário UnirG, Gurupi, TO.
  • João Bartholomeu Neto Centro Universitário UnirG, Gurupi, TO. Programa de mestrado e doutorado em Educação Fí­sica pela Universidade Católica de Brasí­lia, Brasí­lia, DF.
Palavras-chave: Ginástica Laboral, Empresas, Saúde

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar os fatores positivos e negativos para implantação da ginástica laboral (GL) em empresas de médio porte em Gurupi-TO. Inicialmente foi realizado um levantamento e caracterização das empresas de médio porte da cidade. As empresas foram dividas em dois grupos: Empresas com GL e empresas Sem GL. Foram aplicadas entrevistas com os responsáveis de cada empresa, composta por questões abertas e fechadas aplicada em dias distintos entre as empresas participantes do estudo. Das sete empresas selecionadas, duas empresas possuíam programa de GL e cinco não. Conclui-se as empresas que possuem GL, o discurso foi no sentido de preocupação com o funcionário em relação à saúde, estresse e desempenho; Dentre as empresas que não possuem programa de GL, observa-se uma dificuldade pelos locais onde estão os funcionários, a distância do setor industrial em relação à área urbana e a falta de um profissional interessado em oferecer o programa.

Biografia do Autor

Claudio de Oliveira Assumpção, Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias - IB-UNESP, Rio Claro-SP, Brasil.

Possui graduação em Educação Fí­sica, especialização em Fisiologia do Esforço e mestrado em Educação Fí­sica pela Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP (1999, 2001 e 2006 respectivamente). Atulamente cursa o Doutorado no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP campus de Rio Claro, onde é Membro do Laboratório de Avaliação da Performance Humana-LAPH. Atua principalmente nos seguintes temas: dano muscular, economia de movimento, alterações cinéticas e cinemáticas induzidas pelo exercí­cio, efeito protetor, alterações bioquí­micas e endócrinas induzidas pelo exercí­cio, qualidade de vida, treinamento aeróbio e resistido, aptidão fí­sica.

Ricardo Yukio Asano, Centro Universitário UnirG, Gurupi, TO. Programa de mestrado e doutorado em Educação Fí­sica pela Universidade Católica de Brasí­lia, Brasí­lia, DF.

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Escola Superior de Educação Fí­sica de Jundiaí­ (1998), Pós Graduação em Fisiologia do Exercí­cio pela FMU, Mestrado em Educação Fí­sica pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004) e Doutorando em Educação Fí­sica na Universidade Católica de Brasí­lia (UCB). Atualmente é professor (adjunto) da Fundação Unirg, nos cursos de Educação Fí­sica e Fisiterapia. Tem experiência docente nas disciplinas Futebol, natação, Basquete, monografia, estágio, fisiologia humana e Fisiologia do exercí­cio. Ministrou disciplinas de Pós Graduação na ETHAL (avaliação funcional), FASE (sistema hormonal e meio ambiente e exercí­cio) e CESTEP (Avaliação e Aptidão Fí­sica) em cursos de Fisiologia do exercí­cio. Pesquisador do Centro Universitário UNIRG com projetos sobre Prevenção do diabetes em adolescentes com sobrepeso. Foi Coordenador de projeto de pesquisa sobre Marcha e equilibrio em idosos financiado pelo FINEP e coordenador de projeto de extensão intitulado Casa do atleta, que oferece avaliação fí­sica e instrução de treinamento desportivo na cidade de Gurupi-TO. Atualmente é bolsista CAPES para o projeto de pesquisa relacionando a atividade da Bradicinina e óxido ní­trico e intensidade do exercí­cio financiado pelo CNPQ/Universal.

João Bartholomeu Neto, Centro Universitário UnirG, Gurupi, TO. Programa de mestrado e doutorado em Educação Fí­sica pela Universidade Católica de Brasí­lia, Brasí­lia, DF.

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002); Especialização em Ciência do Treinamento Desportivo pela Universidade Estadual de Campinas (2003); Mestrado em Educação Fí­sica (Performance Humana) pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Atualmente é professor do Centro Universitàrio UNIRG, responsável pelas disciplinas Nutrição, metabolismo e desenvolvimento infantil, Fisiologia Humana, Estágio Supervisionado III e Basquetebol no curso de Educação Fí­sica; e professor de Fisiologia Humana no curso de Enfermagem. Concluiu especialização em urgência e emergência (2011) e ingressou no programa de Doutorado na Universidade Católica de Brasí­lia em 2011.

Referências

-Alves, E.F. Programas e ações em qualidade de vida no trabalho. Revista INTERFACEHS. 2011.

-Cañete, I. Humanização Desafio da empresa moderna: a ginástica laboral como um caminho. São Paulo. ícone editora. 2001.

-Daher, M.; Oliveira, M.; Vidal, L.; Paes, G. The importance of the use of ergonomics for health workers. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online. Vol. 3. 2011. Disponível em< http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/958>. Acesso em: 20/07/2011.

-Figueiredo, F.; Mont'Alvão, C. Ginástica Laboral e Ergonomia. Rio de Janeiro. Sprint. 2005.

-Grande, A.J.; Loch, M.R.; Guarido, E.A.; Costa, J.B.Y.; Grande, J.C.; Rrichert, F.F. Comportamentos relacionados à saúde entre participantes e não participantes da ginástica laboral, Rev Bras Cineantropom. Desempenho Hum. Vol. 13. p. 131-137. 2011.

-Guimarães, B.M.; Martins, L.B.; Azevedo, L.S.; Andrade, M.A. Análise da carga de trabalho de analistas de sistemas e dos distúrbios osteomusculares. Fisioter. mov. Vol. 24. p. 115-124. 2011.

-Lara, R. Saúde do trabalhador: considerações a partir da crítica da economia política. Rev. katálysis. Vol. 14. p. 78-85. 2011.

-Martins, G.C.; Barreto, S.M.G. Vivências de ginástica laboral e melhoria da qualidade de vida do trabalhador: resultados apresentados por funcionários administrativos do instituto de física da Universidade de São Paulo. Revista Motriz. Vol. 13. p. 214-224. 2007.

-Mendes, R.A.; Leite, N. Ginástica laboral: princípios e aplicações práticas. Manole. 2004.

-Nakamura, P.; Papini, C.; Deutsch, S.; Kokubun, E. A experiência do Programa de ginástica laboral na Universidade Estadual Paulista. Rio Claro. Revista Ciência em Extensão. São Paulo, Vol. 7. 2011.

-Oliveira, J.R.G. A importância da ginástica laboral na prevenção de doenças ocupacionais. Revista de Educação Física. Vol. 139. p. 40-49. 2007.

-Poletto, S.S. Avaliação e implantação de programas de ginástica laboral, implicações metodológicas. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. Porto Alegre. 2002.

-Polito E. Ginástica laboral: teoria e prática. Rio de Janeiro. Sprint. 2006.

-Silva, J.L.; Navarro, V.L. Saúde dos trabalhadores de instituições bancárias do município de Uberaba-MG. In Proceedings of the 1nd Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brazil). 2010.

Publicado
2012-11-20
Como Citar
Conceição, F. R., Assumpção, C. de O., de Lira, V. F., Asano, R. Y., Calaça, N., & Neto, J. B. (2012). Fatores positivos e negativos para implantação de programa de ginástica laboral em Gurupi-TO. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 6(35). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/446
Seção
Artigos Científicos - Original