Comportamento da frequência cardíaca e percepção subjetiva de esforço durante combate de Jiu-Jitsu brasileiro

  • Richard William Carneiro Universidade Gama Filho – Rio de Janeiro/RJ
  • Thiago Mattos Frota De Souza Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Campinas/SP
  • Claudio de Oliveira Assumpção Universidade Estadual Paulista - UNESP- Rio Claro - Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias - IB-UNESP - Depto. de Educação Física
  • João Bartholomeu Neto Centro Universitário UnirG – Gurupi/TO Universidade Católica de Brasília – Brasília/DF
  • Ricardo Yukio Asano Centro Universitário UnirG – Gurupi/TO Universidade Católica de Brasília – Brasília/DF
  • José Fernando de Oliveira Universidade Católica de Brasília – Brasília/DF
Palavras-chave: Jiu-Jitsu Brasileiro, Frequência Cardíaca, Percepção Subjetiva de Esforço

Biografia do Autor

Richard William Carneiro, Universidade Gama Filho – Rio de Janeiro/RJ

Thiago Mattos Frota De Souza, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Campinas/SP

Possui graduação (2004) e mestrado (2007) em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba . Atualmente é aluno regular do curso de doutorado em educação física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e integrante do Grupo de Pesquisa em Fisiologia do Exercício e Avaliação do Rendimento - GPFEAR-UNICAMP. Professor dos cursos de graduação da FIEL e FAP, além de cursos de pós graduação da Gama Filho. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Avaliação da Performance Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: AVALIAÇÃO FÍSICA, LUTAS, MUSCULAÇÃO, FISIOLOGIA do EXERCÍCIO e TREINAMENTO DESPORTIVO.

Claudio de Oliveira Assumpção, Universidade Estadual Paulista - UNESP- Rio Claro - Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias - IB-UNESP - Depto. de Educação Física
Possui graduação em Educação Física, especialização em Fisiologia do Esforço e mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP (1999, 2001 e 2006 respectivamente). Atualmente cursa o Doutorado no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP campus de Rio Claro, onde é Membro do Laboratório de Avaliação da Performance Humana-LAPH. Atua principalmente nos seguintes temas: dano muscular, economia de movimento, alterações cinéticas e cinemáticas induzidas pelo exercício, efeito protetor, alterações bioquímicas e endócrinas induzidas pelo exercício, qualidade de vida, treinamento aeróbio e resistido, aptidão física.
João Bartholomeu Neto, Centro Universitário UnirG – Gurupi/TO Universidade Católica de Brasília – Brasília/DF
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002); Especialização em Ciência do Treinamento Desportivo pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor do Centro Universitário UNIRG, responsável pelas disciplinas Nutrição, metabolismo e desenvolvimento infantil, Fisiologia Humana, Estágio Supervisionado III e Basquetebol no curso de Educação Física; e professor de Fisiologia Humana no curso de Enfermagem. Concluiu especialização em urgência e emergência (2011).
Ricardo Yukio Asano, Centro Universitário UnirG – Gurupi/TO Universidade Católica de Brasília – Brasília/DF
Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (1998), Pós Graduação em Fisiologia do Exercício pela FMU, Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004) e Doutorando em Educação Física na Universidade Católica de Brasília (UCB). Atualmente é professor (adjunto) da Fundação Unirg, nos cursos de Educação Física e Fisiterapia. Tem experiência docente nas disciplinas Futebol, natação, Basquete, monografia, estágio, fisiologia humana e Fisiologia do exercício. Ministrou disciplinas de Pós Graduação na ETHAL (avaliação funcional), FASE (sistema hormonal e meio ambiente e exercício) e CESTEP (Avaliação e Aptidão Física) em cursos de Fisiologia do exercício. Pesquisador do Centro Universitário UNIRG com projetos sobre Prevenção do diabetes em adolescentes com sobrepeso. Foi Coordenador de projeto de pesquisa sobre Marcha e equilibrio em idosos financiado pelo FINEP e coordenador de projeto de extensão intitulado Casa do atleta, que oferece avaliação física e instrução de treinamento desportivo na cidade de Gurupi-TO. Atualmente é bolsista CAPES para o projeto de pesquisa relacionando a atividade da Bradicinina e óxido nítrico e intensidade do exercício financiado pelo CNPQ/Universal.

José Fernando de Oliveira, Universidade Católica de Brasília – Brasília/DF
possui mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004). Atualmente é professor do Centro Regional Universitário do Espírito Santo do Pinhal, da Universidade Paulista, da Faculdade de Jaguariuna e professor convidado dos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Gama Filho. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Artes Marciais e Crescimento e Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Artes Marciais, Crescimento, Desenvolvimento e Maturação, Medidas e Avaliação Física, Musculação, Recreação, e Fisiologia do Exercicio.

Publicado
2013-01-23
Como Citar
Carneiro, R. W., Souza, T. M. F. D., Assumpção, C. de O., Neto, J. B., Asano, R. Y., & Oliveira, J. F. de. (2013). Comportamento da frequência cardíaca e percepção subjetiva de esforço durante combate de Jiu-Jitsu brasileiro. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 7(37). Recuperado de http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/490
Seção
Artigos Científicos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##