Correlação entre o teste de 12 minutos em terreno plano e em terreno acidentado nos militares do 5º Regimento de Carros de Combate

  • Diego Morais Duarte Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição de Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF. Licenciado em Educação Fí­sica pela Escola de Educação Fí­sica do Exército - EsEFEx
  • Francisco Navarro Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição de Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF
Palavras-chave: Teste de 12 minutos, Percurso plano, Percurso acidentado, Avaliação

Resumo

Entre os vários Testes de Aptidão Física (TAF) para verificar os níveis de condicionamento de militares do Exército Brasileiro, o Teste de 12 minutos é o que avalia a capacidade cardiopulmonar através da distância percorrida transformada em menções, influenciando diretamente na carreira de Oficiais e Praças ao serem somadas como quantificação do mérito, porém no 5° Regimento de Carros de Combate (5ºRCC) o percurso utilizado é acidentado, contrariando o que prescreve o protocolo de Cooper e a portaria do Exército que regula sua execução. Para verificar a correlação entre o teste de 12 minutos em terreno plano e em terreno acidentado nos militares do 5º RCC, um grupo (n=32; de 23 ± 5,7 anos) foi avaliado nos dois percursos. No primeiro dia, na pista de 400m, cada militar correu a distância máxima no tempo de 12 minutos, a prova foi realizada em piso duro e plano, com as distâncias marcadas de 50 em 50 metros, sendo considerado resultado final a próxima marca a ser ultrapassada pelo militar. Após 72 horas, no segundo dia de teste, a corrida foi feita no percurso acidentado que normalmente é utilizado pelos militares do 5º RCC, o restante da avaliação seguiu os mesmos critérios do primeiro dia de teste. Considerando que o teste t não revelou diferenças entre o primeiro e o segundo dia de corrida, foi constatado que não há diferenças significativas entre o percurso plano e o percurso acidentado. O resultado indica que no percurso utilizado pelo 5º RCC não há diferença significativa nas menções finais para os militares que forem avaliados.

Referências

- BRASIL. Estado Maior Do Exército. Manual de Campanha C 20-20, Treinamento Físico Militar. 3ª ed. Brasília: EGGCF, 2002.

- BRASIL. PORTARIA EME Nº 150, de 27 de dezembro de 2002. Instruções Reguladoras para o Sistema de Valorização do Mérito dos Militares do Exército. Brasília: EGGCF, 2002.

- BRASIL. PORTARIA EME Nº 223, de 23 de dezembro de 2007. Diretrizes para o Treinamento Físico militar e sua Avaliação. Brasília: EGGCF, 2005.

- Cooper, Kenneth. Aptidão Física em Qualquer Idade. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército e Fórum, 1972.

- Cooper, Kenneth. Capacidade Aeróbia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Fórum, 1972.

- Filho, J.A.; Buerger S.; Bolsanello, A.; Oliveira, R.B.; Santos, S.L.; Gubaua, F.; Bolsanello, M.A.; Werlang, E.L.; Duarte, M.E.; Rhoden, P.; Czerwonka, R.M. Educação Física: Teste de Cooper. Curitiba. Volume I. Editora Educacional Brasileira. 1973.

- Jacobina, D.S.; Souza, D.F.X.; Nunes, J.P.S.; Curto, L.B.; Aguiar, L.F.M.; Vasconcelos, L.F.C.; Ross, M.R.G.; Ribeiro, R.A.C.; Cunha, R.S.P. Comparação do Estado Nutricional e do Nível de Condicionamento Físico de Oficiais Combatentes do Exército Brasileiro nos Cursos de Formação, Aperfeiçoamento e Comando e Estado-Maior. Revista de Educação Física. Rio de Janeiro. Nº 137. Junho 2007: pág. 41-55.

- Oliveira, Eduardo. Validade do Teste de Aptidão Física do Exército Brasileiro como Instrumento para a Determinação das Valências Necessárias ao Militar. Revista de Educação Física. Rio de Janeiro. Nº 131. Agosto 2005: pág. 30-37.

- Silva, C.F.O.; Silveira, L.F.; Mota, R.B.; Andrade Junior, A.E.; Xavier, E.L.M.; Cabral, A.L.N.; Dario G.L.; Castro, D.G.L.; Brito, R.P.; Alves Junior, J.C.; Lima, L.F.A.; Luís Fernando Medeiros Nóbrega, L.F.M.; La Porta Junior, M.A.M.; Martins, M.E.A.; Cunha, R.S.P. Relação dos Testes de 12 minutos e de 40 segundos com o Método Não-Invasivo de determinação de Tipologia de Fibras em Jovens Púberes do Programa Rio Criança Cidadã. Revista de Educação Física. Rio de Janeiro. Nº 131. Agosto 2005: pág. 7-14.

- Speck, L.M.; Macedo, H.G.C.; Carvalho, G.B.; Neto, S.R.N.; Barbosa Junior, A.C.S.; Forquim Junior, W.M.; Alves, T.R.; Andrade Junior, J.L.; Rodrigues, A.V.S. Comparação dos Testes de Cooper e da Universidade de Montreal dom o Teste de Medida Direta de Consumo Máximo de Oxigênio. Revista de Educação Física. Rio de Janeiro. Nº 136. Março 2007: pág. 13-19.

- Vieira, G.; Duarte, D.; Silva, R.; Fraga, C.; Oliveira, M.; Rocha, R.; Ferreira, G.; Alves, K; Duarte, A.F.A. Efeitos de Oito Semanas de Treinamento Físico Militar sobre o Desempenho Físico, Variáveis Cardiovasculares e Somatório de Dobras Cutâneas de Militares de Força de Paz do Exército Brasileiro. Revista de Educação Física. Rio de Janeiro. Nº 134. Agosto de 2006: pág. 30-40.

Publicado
2011-12-10
Como Citar
Duarte, D. M., & Navarro, F. (2011). Correlação entre o teste de 12 minutos em terreno plano e em terreno acidentado nos militares do 5º Regimento de Carros de Combate. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 1(6). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/54
Seção
Artigos Científicos - Original