Aspectos fisio-cognitivos com a utilização da torre de Hanói no ensino fundamental

  • Leonardo Almeida Cavalcanti Universidade Católica de Brasília
  • Ademir Lentz FFFASIPE
  • Marcia Garcia Lopes Escola Sadao Watanabe-MT
Palavras-chave: Torre de Hanói, Cognição, Fisiologia

Resumo

A presente pesquisa consiste na aplicação e estudo da torre de Hanói para caracterizar o nível de ação e o nível de compreensão deste jogo. Participaram 10 estudantes de 13 a 15 anos do sexo feminino. Os dados coletados foram através de registro dos números de movimentos, tempo em segundo, erros e de respostas de 03 questões. A partir do desenvolvimento intrinsecamente fisiológico e intelectual dos sujeitos estudados pode-se afirmar que existe uma grande distância a praticidade em executar uma determinada tarefa e a sua compreensão, para que possa haver produção intelectual resultando em pensamento.Podendo melhorar o comportamento planejado e intencional usado para a solução de uma tarefa, refletindo o nível estratégico do sujeito. Os resultados sugerem que houve efeito de aprendizagem da ação, mas não houve aprendizagem da compreensão.

Biografia do Autor

Leonardo Almeida Cavalcanti, Universidade Católica de Brasília

Professor universitário, Stricto Sensu na Universidade Católica de Brasília (Doutorado)

Marcia Garcia Lopes, Escola Sadao Watanabe-MT
Profesora de Letras- UNEMAT-MT

Referências

-Carreher, T.N. O método clínico: usando os exames de Piaget. Vozes, Rio de Janeiro.1983.

-Macedo, L. Torre de Hanói e construção do conhecimento. Psicol. USP. Vol. 2. Núm. 1-2. 1991.

-Ortega, A.C.; e colaboradores. O jogo Torre de Hanói em um contexto psicogenético. Acta Scientiarum. Vol. 24. Núm. 1. p. 151-158. 2002.

-Resende, A.C.R.; Ortega, A.C. Área profissional e processo da tomada de consciência. Arq. bras. psicol. Vol. 60. Núm. 2. 2008.

-Piaget, J. Intellectual evolution from adolescence to adulthood. Human Develop, Genève. Núm. 15. P. 1-12. 1972.

-Sant'Anna, B.A.; e colaboradores. Torre de Hanói: proposta de utilização do instrumento para sujeitos de 13 a 16 anos. Psicol. hosp. Vol. 5. Núm. 2. 2007.

Publicado
2014-01-03
Como Citar
Cavalcanti, L. A., Lentz, A., & Lopes, M. G. (2014). Aspectos fisio-cognitivos com a utilização da torre de Hanói no ensino fundamental. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 8(43). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/575
Seção
Artigos Científicos - Original