Comparação da alteração da composição corporal de mulheres de 28 a 32 anos praticantes de ciclismo indoor e atividades no minitramolim

  • Leonardo Trindade Ribeiro Programa de pós-graduação lato sensu em Fisiologia do Exercí­cio e Prescrição de Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF. Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • James Douglas do Nascimento Programa de pós-graduação lato sensu em Fisiologia do Exercí­cio e Prescrição de Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF. Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Rafaela Liberali Programa de pós-graduação lato sensu em Fisiologia do Exercí­cio e Prescrição de Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF
Palavras-chave: Composição corporal, Peso gordura, Peso magro, Ciclismo indoor, Minitrampolim

Resumo

Este estudo teve como objetivo, comparar as alterações na composição corporal entre 2 grupos de mulheres na faixa etária de 18 a 32 anos, praticantes de ciclismo indoor e exercícios no mini-trampolim no período de 2 meses em aulas intervaladas com mesma intensidade de 140 bpm (batidas por minutos). As amostradas foram submetidas há um pré e um pós teste. A amostra foi feita com 26 mulheres de 18 a 32 anos. As aulas do programa foram feitas de modo intervalado com um ritmo de 140 batidas por minutos (bpm). Essa metodologia foi utilizada nas duas modalidades com freqüência de duas aulas semanais com duração de 52 minutos cada uma delas. Os resultados demonstram que no ciclismo indoor a massa corporal magra (MCM) houve um aumento de 30,68kg para 31,18kg, na massa corporal gorda (MCG) houve uma redução de 19,77kg para 18,69kg, e no % de gordura (%G) houve redução de 28,98% para 27,70%. Já nos exercícios desenvolvidos sobre o mini-trampolim na MCM houve também um aumento de 30,55kg para 31,08kg. Na MCG houve um decréscimo de 18,51kg para 17,94kg. E o percentual de gordura alterou de 28,72% para 28,18%. Portanto pode-se concluir que essas clientes tiveram uma considerável mudança na sua composição corporal com um aumento de MCM e um decréscimo de MCG e conseqüentemente de percentual de gordura. Dessa maneira fica evidente que dependendo a intensidade da atividade tanto no Ciclismo indoor como nas atividades no mini-trampolim pode-se chegar a resultados desejados independentemente da atividade física a desenvolver.

Referências

- Bompa, T. O treinamento de força consciente. São Paulo. Phorte, 2000.

- Carvalho, William M.de. Indoor Cycling (Guia prático para pedalar em casa) Ed. Leitura. 2005.

- De Rose, E.H. Prêmio Liselott diem de literatura desportiva 1981. Cineantropometria, Educação Física e treinamento desportivo. SEED/MEC. Guarulhos, Sp: Editora do Brasil S/A para FAE, Rio de Janeiro, 1984.

- Ferreira, A.C.; Brasil, R, M.; Sá, G, B.; Barreto, A.C.L.Y.G.; Santos, M.A.; Vale, R.G.S.; Novaes, J.S. Comparação das respostas hemodinâmicas entre o ciclismo indoor e aquático. Rio de Janeiro, 2005.

- Guedes, D.P. Composição Corporal: Princípios, Técnicas e Aplicações. Florianópolis: Ioesc, 1989.

- Katch, F.I.; Katch, V.; Mcardle, W.D. Fisiologia do exercício, energia, nutrição e desempenho humano. 3ª Edição. Rio de Janeiro. Médica Científica, 1984.

- Katch, F.I.: Katch, V. Nutrição, controle de peso e exercício. São Paulo: Medsi, 1984.

- Mcardle, W.D.; Katch, F.I.; Katch, V. Energia, nutrição e desempenho humano. Editora Guanabara, Rio de Janeiro; 2003.

- Mattos, M.G.; Rosseto, J.R.; Blecher. Teoria e prática da metodologia da pesquisa em Educação Física: Construindo seu trabalho acadêmico: monografia, artigo científico e projeto de ação. São Paulo. Phorte, 2004.

- Monteiro, A. G. Treinamento personalizado: Uma abordagem didática metodológica, Phorte, 2000.

- Nahas, M.V. Obesidade, controle de peso e atividade física. Londrina: Midiograf, 1999.

- Parizkova, J. Gordura corporal e aptidão física. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982.

- Santos, R. Avaliações da composição corporal em clientes de personal training. Monografia (Especialização em treinamento desportivo) UDESC/CEFID. Florianópolis, 2002.

- Pollok, M.L.; Wilmore, S.H. Exercício na Saúde e na Doença. Segunda edição. Ed Medsi. Rio de Janeiro., 1993.

- Racete, S.B.; Schoeller, D.S.; Kushner, R.F.; Neiland, K.M.; Iaffaldano, K.H. Effects of aerobic exercise and dietary carbohydrate on energy expenditure and body composition during weight reduction in obese women. J. Clin. Nutrition. Vol. 61, p. 486 – 494, 1995.

- Santos. A.F.; Júnior. A.T.C. Comportamento da freqüência e da percepção subjetiva de esforço em mulheres praticantes de RPM (ciclismo indoor) UnC - Campos, Concórdia – SC, 2004.

- Santos, L.B.; Fischer, L.M. Efeitos do treinamento de musculação e o intervalo ativo na composição corporal em mulheres de 18 a 35 anos. Artigo (Especialização em Fisiologia do exercício e prescrição do exercício) UGF. Florianópolis, 2007.

- Schimidt, W.D.; Biwer, C.J.; Kalschever, L.K. Effects of long versus short bout exercise on fitness and weight loss in overweight females. J. Am. Coll. Nutr. 2001 Oct; 20(5): 459-501.

- Teixeira, C.V.L. Estudo da influência fisiológica e antropométrica de 12 semanas da prática de aulas de Jump Fit em mulheres entre de 18 à 26 anos. Artigo científico. Campinas, 2004.

- Site: http://www.cdof.com.br (2006).

- Site: http://www.jgspinning.com.br (2007).

- Site: http://www.saude.terra.com.br (2007).

Publicado
2011-12-11
Como Citar
Ribeiro, L. T., Nascimento, J. D. do, & Liberali, R. (2011). Comparação da alteração da composição corporal de mulheres de 28 a 32 anos praticantes de ciclismo indoor e atividades no minitramolim. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 2(7). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/68
Seção
Artigos Científicos - Original