O aluno asmático na educação fí­sica escolar: uma dificuldade ou um desafio?

  • Anna Paula Miceli Alcântara de Oliveira Faculdade Estácio Euro-Panamericana de Humanidades e Tecnologias
  • Daniel Martins Candido Silva Universidade Estácio de Sá-UNESA, Rio de Janeiro
Palavras-chave: Saúde escolar, Asma, Asma induzida por exercício

Resumo

A asma brônquica é uma inflamação crônica no aparelho respiratório, que obstrui as vias respiratórias e leva o indivíduo a ter bronco espasmo. Fatores genéticos são aliados a diversos fatores desencadeantes como: poeira, ácaro, mofo, produtos químicos, mudanças climáticas e inclusive exercícios físicos. Muito se conhece dos benefícios da atividade física para os adolescentes e crianças em idade escolar e simplesmente retirar a possibilidade da criança com asma brônquica de fazer algum tipo de esforço físico por conta desta patologia parece não ser o melhor caminho. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo mostrar a importância de integrar as aulas de educação física os alunos asmáticos, ensinando exercícios que possam melhorar o trato respiratório. O estudo foi realizado através da observação de alunos, os selecionados foram divididos em grupos de 4 a 11 anos e 12 a 14 anos, sendo eles três do primeiro grupo (37,5%) e cinco do segundo grupo (62,5%), no período de um mês nas aulas regulares de educação física. Como resultado, foi observado que todos os selecionados participaram das aulas e não desencadearam crise de asma, sendo que 50% de alunos fazem acompanhamento médico e uso de medicamentos. Estes, quando aliados a estratégia do professor de diminuir o tempo das atividades aeróbicas e a aplicação de exercícios respiratórios, demonstraram-se maiseficientes em relação aos demais alunos asmáticos.

Referências

-Associação Brasileira de Asmáticos ABRA. Perguntas Frequentes -Quem tem asma?Disponível em: http://www.sbasp.org.br/faq.asp. acesso em 18/10/2013.

-Fiks, I. N. Asma no Esporte-Não deixe a asma atrapalhar sua vida. São Paulo. Claridade. 2008.

-McPhee, S. Fisiopatologia da doença: uma introdução à Medicina Clínica / Stephen J.Mc Phee, William F. Ganong. 5ª edição. Porto Alegre. AMGH. 2011.

-Moisés, M.P. Atividades Físicas para asmáticos. Manole. 2007.

Publicado
2014-12-29
Como Citar
Miceli Alcântara de Oliveira, A. P., & Silva, D. M. C. (2014). O aluno asmático na educação fí­sica escolar: uma dificuldade ou um desafio?. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 8(50). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/707
Seção
Artigos Científicos - Original