Aptidão física e composição corporal de alunos do ensino fundamental da rede pública em Jacarepaguá-RJ

Ana Beatriz Monteiro, Gabriella Oliveira Lopes, Pedro Estivil Bustos, Monique Rodrigues Ramos, Thiago Rocha Santos, Vinícius Fernandes Vidal, Luiz Pablo Moura, Tiago Costa Figueiredo

Resumo


Objetivo: Verificar a aptidão física e a composição corporal em crianças e adolescentes na cidade do Rio de Janeiro. Materiais e Métodos: Participaram deste estudo, 51 estudantes de uma escola municipal, com idade entre 13 e 16 anos, dentre eles, 26 meninos e 25 meninas. Para avaliar a aptidão física e a composição corporal, foi utilizada uma bateria de testes composta por anamnese, aferição da pressão arterial, e aplicação de um questionário para avaliar o nível de atividade física. Medidas antropométricas foram realizadas e foi aplicada a bateria de testes Fitnessgram. Resultados e Discussão: Após analise dos dados, foi observado que a) a maior parte dos avaliados está com níveis de composição corporal e aptidão física abaixo dos níveis considerados ideais; b) um número maior de moças demonstrou menor nível de aptidão física em comparação aos rapazes; c) os meninos estão mais ativos a aptos fisicamente quando comparados às meninas. Conclusão: Conclui-se que a prática de atividade física reduzida na infância e na adolescência pode gerar baixa aptidão física e excesso de peso. Outro fator importante foi à diferença observada entre os dois gêneros, sendo as moças as mais inativas fisicamente. Portanto, devem-se desenvolver políticas de incentivo à prática esportiva em adolescentes. Projetos sociais e ONGs que oferecem atividades gratuitas às classes populares poderiam incluir atividades sem um viés competitivo, ou historicamente atribuídas às mulheres, tais como: nado sincronizado, ginástica artística, ginástica rítmica desportiva e danças, para estimular a participação de um maior número de indivíduos do sexo feminino.

 

ABSTRACT

Physical fitness and body composition of elementary school students from public schools in Jacarepagua-RJ

Purpose: The purpose of this study was to evaluate the physical fitness and body composition in children and adolescents in the Rio de Janeiro city. Participated in this study, 51 students of a municipal school, aged between 13 and 16 years, among them, 26 boys and 25 girls. Materials and Methods: To assess physical fitness and body composition, a battery of tests consisting of anamnesis for risk stratification, blood pressure measurement, and a questionnaire to assess the fitness level was used. After this procedure, anthropometric measurements and the Fitnessgram tests were applied. Results: After data analysis, it was observed that a) most of participants are evaluated with body composition and physical fitness levels below that are considered ideal; b) a larger number of girls showed a lower level of fitness when compared to boys; c) boys are more physically active than girls. Conclusions: We concluded that the reduced practice in childhood and adolescence physical activity can lead to low fitness levels and weight excess, cooperating to a less healthy adulthood. Another important factor was the difference observed between the two genders, and girls the most physically inactive. Thus, it is important to develop policies to encourage sporting practice in adolescents, especially those from less privileged economic class. Social projects, NGOs and others that offer free activities to the popular classes could include activities without a competitive bias, or historically attributed to women, such as synchronized swimming, artistic gymnastics, rhythmic gymnastics and dance, to stimulate the participation of a larger number of girls. 


Palavras-chave


Promoção da saúde; Desempenho motor; Adolescentes

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