Associação entre o percentual de gordura e o VO2 máximo na estimativa de fatores de riscos relacionados à saúde em policias militares do municí­pio de Aracaju-SE

  • Anderson Vieira de Freitas Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercí­cio da Universidade Gama Filho
  • Rosa Luciana Prado Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercí­cio da Universidade Gama Filho. Secretaria de Estado da Educação e Desporto. Universidade Tiradentes - UNIT - SE
  • Roberto Jerónimo dos Santos Silva Secretaria de Estado da Educação e Desporto. Universidade Tiradentes - UNIT - SE
Palavras-chave: Percentual de gordura, VO2 máximo, Policiais militares

Resumo

Este estudo teve por objetivo verificar a associação entre o percentual de gordura e VO2 máximo na estimativa de fatores de riscos de doenças cardiovasculares em policiais militares. A amostra foi composta por 130 policiais militares, do gênero masculino, com média de idade de 32,08 ± 4,86, sorteados aleatoriamente de um Batalhão da polícia militar do município de Aracaju-SE. Foram verificadas as variáveis da massa corporal (Kg), estatura (cm), dobras cutâneas (triciptal, subescapular, supra-ilíaca e panturrilha medial), para análise do IMC, RC/Q, CC e percentual de gordura; e medida da capacidade cardiorrespiratória por meio da predição VO2 máximo (ml/kg/min) definido a partir do Progressive Aerobic Cardiorres-piratory Endurance Run Test (PACER). O VO2máx e o percentual de gordura foram transformados em valores referenciados por critérios a partir da análise normativa do percentil. Para a análise de dados utilizou-se a associação qui-quadrado e a correlação linear de Pearson com nível de significância de 5%. O grupo apresentou índices da composição corporal (IMC, RC/Q e CC), dentro da faixa de normalidade para a média de idade, porém média elevada no percentual de gordura. Na análise por critério, para o grupo estudado, foram encontrados 50% dos policiais militares na faixa de risco quando analisado o percentual de gordura; e, 34% com níveis inadequados de VO2 máximo. As variáveis do percentual de gordura e do VO2 máximo encontram-se associadas (P≤0,05), pelo teste do Qui-quadrado. Com base nestes resulta-dos, verificou-se associação significativa entre os valores referenciados por critérios para o percentual de gordura e a capacidade cardior-respiratória.

Referências

ACSM – American college of sports medicine. Manual para teste de esforço e prescrição de exercício. 5 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2000.

Astrand, Per-Olof e Rodahl, Kaare. Tratado de fisiologia do exercício. Rio de Janeiro: Sedegra S. A. gráficos e editores, 1983.

Barbetta, Pedro Alberto. Estatística aplicada às ciências sociais. 4 ed. Florianópolis: Ed da UFSC, 2001.

Bouchard, Claude. Atividade física e obesidade. São Paulo: Manole, 2003.

Blair, S.N.; e colaboradores. Changes in Physical Fitness and All Cause Mortality. Journal of the American Medical Associaton. 273(14): 1093-1098, 1995.

Blair, Steven N. e colaboradores. Physical activity, nutricion and chronic disease. Medicine science sports and exercise, v. 28, n. 3, p. 335-349, 1996.

Carpenter, Carlos Sandro. Treinamento cardiorrespiratório. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

Coyle, Edward F. Metabolismo lipídico durante o exercício. Sports science Exchange, n. 15, jan-feve, 1997.

Domingos-Benício, Nilsa C. e colaboradores. Medidas espirométricas em pessoas eutróficas e obesas na posição ortostática, sentada e deitada. Revista associação médica brasileira, v. 50, n. 2, p. 142-147, 2004.

Duarte, M.F. da Silva e Duarte, CR. Validade do teste aeróbico de corrida de vai-e-vem de 20 metros. Revista Brasileira Ciência e Movimento. V. 9, nº 3. p. 07-14. Julho, 2001.

Hespanha, Raimundo. Medida e avaliação para a saúde e o esporte. Rio de Janeiro: Rubio, 2004.

Leite, Paulo Fernando. Fisiologia do exercício, ergometria e condicionamento físico. 2 ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 1986.

Lima Silva, Adriano E. Ajustes lineares e quadráticos da curva de consumo de oxigênio em teste progressivo. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 11, n. 4, p. 13-18, 2003.

Lima, Willian A. Glanner, Maria F. Principais fatores de riscos relacionados às doenças cardiovasculares. Artigo de revisão. Revista brasileira de cineantropometria e desempenho humano. V.8. n.1. p. 96-104, 2006.

McArdle, D.L.; Katch, F.I.; E Katch, V.L. Fisiologia do exercício, energia, nutrição e desempenho humano. 3 ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992.

Nieman, D.C. Exercício e Saúde: Como se prevenir de doenças usando o Exercício como seu medicamento. São Paulo: Manole, 1999.

Petroski, Édio Luis. Antropometria: Técnicas e padronizações. 2º ed. Porto Alegre: E. L. Petroski, 2003.

Pollock, Michel, L. Wilmore, Jack, H. Exercícios na saúde e na doença: Avaliação e prescrição para prevenção e reabilitação. 2º ed. Rio de Janeiro: Medsi, 1993.

Powers, Scoot, K. e Howeley, Edward T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 3 ed. São Paulo: Manole, 2000.

Rudio, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 25ªed. Petrópolis: Vozes, 1999.

Rigatto, Alessandra. M. e colaboradores. Performance ventilatória na obesidade. Revista saúde, Piracicaba, v. 7, n. 17, p. 57-65, 2005.

Sharkey, Brian J. Condicionamento físico e saúde. 4ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Thomas, Jerry R. e Nelson, Jack K. Métodos de pesquisa em atividade física. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Thieman, F.G. Perfil da qualidade de vida do policial militar do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 1999. IN: Rodrigues-Añes, Ciro R. Sistema de avaliação para a promoção e gestão do estilo de vida saudável e da aptidão relacionada à saúde de policiais militares/ Florianópolis: (S.N.), 2003.

Tubino, Manoel José Gomes; REIS, Cláudio de Macedo. Metodologia Científica do Treinamento Desportivo. 2ª ed. São Paulo: IBRASA, 1980.

Zakharov, Andrei. Ciência do Treinamento Desportivo. Rio de Janeiro: Grupo Palestra Sport, 1992.

Publicado
2007-02-04
Como Citar
Freitas, A. V. de, Prado, R. L., & Silva, R. J. dos S. (2007). Associação entre o percentual de gordura e o VO2 máximo na estimativa de fatores de riscos relacionados à saúde em policias militares do municí­pio de Aracaju-SE. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 1(1). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/9
Seção
Artigos Científicos - Original