Percentual de gordura de crianças com idade de 6 a 10 anos de duas escolas do ensino fundamental de Marau-RS

  • Betania Vicensi Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu UGF, Fisiologia do Exercí­cio. Graduada em Licenciatura Plena na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Vânia Fortuna Munareto Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu UGF, Fisiologia do Exercí­cio. Graduada em Licenciatura Plena na Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ
  • Rafaela Liberali Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu UGF, Fisiologia do Exercí­cio
Palavras-chave: Percentual de Gordura, Crescimento Corporal, Desenvolvimento, Obesidade

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o percentual de gordura dos alunos com idades de 6 a 10 anos, de duas Escolas de Ensino Fundamental da cidade de Marau RS. A amostra está composta de 100 alunos, sendo 50 meninas e 50 meninos. Para a mensuração da gordura corporal, foi feita a média de três medidas de cada uma das dobras cutâneas, realizadas com um compasso Sanny, foram medidas as dobras cutâneas tricípital e subescapular, aplicando-se as fórmulas de Slaughter e colaboradores (1988), citado por Pitanga (2005). O teste não apontou diferenças significativas quanto ao percentual de gordura, nas idades dos 8 e 9 anos e diferenças significativas nas faixas etárias dos 6, 7 e 10 anos. As meninas apresentaram um percentual de gordura limite do adequado para a idade de 10 anos. Apresentando valores considerados adequados no restante das idades e gênero, conforme as medidas utilizadas. Mesmo que o percentual de gordura está adequado para a idade, excluindo-se as meninas de idade de 10 anos, tais conclusões determinam a necessidade de uma maior conscientização e de programas nutricionais e de atividades físicas para não agravar o quadro e que se possa ter um equilíbrio da situação, pois com a atual vida moderna, devemos ter cuidados redobrados.

Referências

- Cunha, D.B.; e colaboradores. Obesidade infantil em crianças de baixa renda: ações de nutrição em uma instituição filantrópica de assistência infantil. Instituição universidade do Estado do Rio de Janeiro. UNIRIO.2002.

- Filipetto, R.; Roth, M.A.; Krebs, R.J. Perímetro cefálico, peso e estatura, de escolares na faixa etária dos 10 aos 13 anos de idade, de ambos os sexos da cidade de Santa Maria – RS. Rev Kinesis, Santa Maria/RS. n. 24, p. 97-106, 2001.

- Fox, E.L.; Mathews, D.K. Bases Fisiológicas da Educação Física e Desportos. 3 ed., Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

- Guedes, D.P.; Guedes, J.E.R.P. Crescimento físico. Rev Kinesis. Santa Maria/RS, n. 18, p. 91-105, 1997.

- Maestri, M.; Fiamoncini, R.L. Perfil antropométrico de crianças na idade de 8 à 10 anos. Rev Dig- efdeportes. Buenos Aires - Ano 11 – n. 97 - Junho de 2006.

- Negrão, C.E.; Barretto, A.C.P. Cardiologia do Exercício: do Atleta ao Cardiopata. 2 Edição. Barueri, SP: Manole, 2006.

- Oliveira, C.L. Fisberg, M. Obesidade na Infância e Adolescência –Uma Verdadeira Epidemia. Arq Bras de Endoc e Metab. vol. 47 n. 2 Abril 2003 107.

- Petroski, E.L. Prevalência, Fatores Etiológicos e Tratamento da Obesidade Infantil. Rev Bras de Cinean e Desemp Humano. V. 5, n.1, p. 63-74 , 2003.

- Pierine, D.T.; e colaboradores. Composição corporal, atividade física e consumo alimentar de alunos do ensino fundamental e médio. Rev Motriz. Rio Claro, v. 12 n. 2 p. 113-124, mai./ago, 2006.

- Pinho, R.A.; Petroski, E.L. Nível de atividade física em crianças. Rev Bras Ativ Fís Saúde. v. 2, n. 3, p. 67-79, 1997.

- Pitanga, F.J.G. Epidemiologia da Atividade Física, exercício Físico e Saúde. 2 edição. São Paulo-SP. Editora: Phorte, 2004.

- Pitanga, F.J.G. Testes, Medidas e Avaliação em Educação Física e Esportes. 4 edição. São Paulo-SP. Editora: Phorte, 2005.

- Pollock, M.L.; Wilmore, J.H.; Fox, S.M. Exercícios na Saúde e na Doença Avaliação e Prescrição para Prevenção e Reabilitação. Rio de Janeiro, RJ. Editora Medsi, 1986.

- Powers. S.K.; Howley. E. Fisiologia do Exercício: teoria de aplicação ao condicionamento e ao Desempenho. 3ª edição. Tamboré –SP, Editora: Manole, 2000.

Publicado
2011-12-11
Como Citar
Vicensi, B., Munareto, V. F., & Liberali, R. (2011). Percentual de gordura de crianças com idade de 6 a 10 anos de duas escolas do ensino fundamental de Marau-RS. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 2(9). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/97
Seção
Artigos Científicos - Original