Hábitos de sono e sonolência diurna excessiva em acadêmicos ingressantes de Educação Fí­sica

  • João Antônio Simeoni Romagnoli Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.
  • Diego Grasel Barbosa Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.
  • Geraldo Jose Ferrari Junior Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.
  • Manoella de Oliveira Santos Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.
  • Andreia Pelegrini Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.
  • Érico Pereira Gomes Felden Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.
Palavras-chave: Privação do sono, Universidades, Educação física e treinamento, Sono

Resumo

Objetivo: verificar os hábitos de sono e sonolência diurna em acadêmicos ingressantes no curso de Educação Fí­sica de uma universidade no municí­pio de Florianópolis-SC. Materiais e método: A amostra, foi composta por 107 acadêmicos ingressantes no ensino superior no ano de 2014 e no primeiro semestre letivo de 2015, nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Fí­sica de uma universidade pública do municí­pio de Florianópolis-SC. Foram coletadas questões sociodemográficas e questões referentes ao sono (duração do sono e horários de acordar e dormir nos dias com e sem aula) e sonolência diurna. A investigação da sonolência diurna foi realizada por meio da Escala de Sonolência de Epworth e para o hábito de sesta foi utilizada a questão "Você possui hábito de sesta?". Para análise dos dados, foram utilizadas as estatí­sticas descritivas (média, desvio-padrão, distribuição de frequências) e inferencial. Resultados: Verificou-se que mais da metade dos sujeitos da amostra (57,5%), apresentaram hábito de realizar a sesta. Além disto, os sujeitos do turno matutino apresentaram maior média de duração da mesma, comparados com os sujeitos do turno noturno (p=0,012). Já em relação à duração do sono, os acadêmicos ingressantes do turno noturno apresentaram maior tempo de sono de segunda a quinta, comparados aos acadêmicos do turno matutino (p<0,001). Conclusão: Concluiu-se que os acadêmicos ingressantes do perí­odo matutino sofrem mais com a privação do sono do que os acadêmicos ingressantes do perí­odo noturno.

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Publicado
2018-06-03
Como Citar
Romagnoli, J. A. S., Barbosa, D. G., Ferrari Junior, G. J., Santos, M. de O., Pelegrini, A., & Felden, Érico P. G. (2018). Hábitos de sono e sonolência diurna excessiva em acadêmicos ingressantes de Educação Fí­sica. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 12(73), 140-147. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1355
Seção
Artigos Científicos - Original