Desempenho motor e intelectual de crianças e adolescentes com e sem diagnóstico do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

  • Fernanda Gusmão Viotti Balthazar Figueiredo Figueiredo Universidade de Trás-dos-Montes e Alto Douro, Portugal.
  • Guilherme de Azambuja Pussieldi Grupo de Estudos em Bases Biológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAFIS), Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal (UFV/CAF), Brasil.
  • Luciano Bernardes Leite Laboratório de Biologia do Exercício (BIOEX), Universidade Federal de Viçosa, Brasil.
  • Leonardo Mateus Teixeira Rezende Laboratório de Biologia do Exercício (BIOEX), Universidade Federal de Viçosa, Brasil.
  • Leôncio Lopes Soares Laboratório de Biologia do Exercício (BIOEX), Universidade Federal de Viçosa, Brasil.
  • Eduarda Maria Rocha Teles de Castro Coelho Universidade de Trás-dos-Montes e Alto Douro, Portugal.
Palavras-chave: TDAH, Desempenho Motor, Desempenho Intelectual

Resumo

O objetivo do presente estudo foi comparar o desempenho motor e cognitivo de crianças e adolescentes com e sem o diagnóstico do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. A amostra foi composta por 20 alunos, sendo 10 estudantes diagnosticados com o TDAH e 10 sem o transtorno que integram o grupo controle (CON). Para avaliar o desempenho intelectual dos alunos, foi utilizado o teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e para avaliação da coordenação motora foi utilizado o Körperkoordinationstest für Kinder (KTK). Para verificar se a amostra apresentou uma distribuição normal, foi utilizado o teste de Shapiro Wilk. Foi utilizado o Teste T de Student, de comparação de médias para amostras não pareadas. Utilizou-se o teste não paramétrico de Mann-Whitney para as variáveis que não apresentaram distribuição normal. Recorreu-se as análises de frequência e tendência central (média) e dispersão (desvio padrão) para a apresentação dos dados.  O Grupo CON apresentou um desempenho motor significativamente melhor que o Grupo TDAH no Quociente Motor Total alcançado no teste KTK. Nas Matrizes Progressivas de Raven, não encontramos diferença significativa. Os resultados do presente estudo indicam que as crianças com transtorno do déficit de atenção/hiperatividade apresentam menor desempenho motor.

Referências

-Américo, C. D. P.; Kappel, N. D. R. R.; Berleze, A. A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor. Cinergis. Vol. 17. Núm. 2. 2016.

-Angelini, A. L.; Alves, I. C. B.; Custódio, E. M.; Duarte, W. F.; Duarte, J. L. M. Manual matrizes progressivas coloridas de Raven: escala especial. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia. 1999.

-Associação de Psiquiatria América. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5. Tradução Maria Inês Corrêa Nascimento. 5ª edição. Porto Alegre: American Psychiatric Association. 2014.

-Barkley, R. A. Challenges in diagnosing adults with ADHD. The Journal of clinical psychiatry. Vol. 69. Núm. 12. p. e36-e36. 2008.

-Barkley, R. A. (Ed.). Driving risks in adults with ADHD: Yet more evidence and a personal story. The ADHD Report. Vol. 14. Núm. 5. p. 1-9. 2006.

-Bidwell, L. C.; Willcutt, E. G.; DeFries, J. C.; Pennington, B. F. Testing for neuropsychological endophenotypes in siblings discordant for attention-deficit/hyperactivity disorder. Biological psychiatry. Vol. 62. Núm. 9. p. 991-998. 2007.

-Brossard-Racine, M.; Majnemer, A.; Shevell, M.; Snider, L.; Bélanger, S. A. Handwriting capacity in children newly diagnosed with attention deficit hyperactivity disorder. Research in developmental disabilities. Vol. 32. Núm. 6. p. 2927-2934. 2011.

-Fernandes, L. A.; Miranda, D. M.; Ribeiro-Silva, P. C.; Pereira, D. A.; Salvador, M. G.; Lage, G. M. Uma análise do desenvolvimento motor de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Revista Educação Especial. Vol. 30. Núm. 57. p. 115-127. 2017.

-Fitts, P. M.; Posner, M. I. Human performance. 1967.

-Fliers, E. A.; Franke, B.; Lambregts‐Rommelse, N. N.; Altink, M. E.; Buschgens, C. J.; Nijhuis‐van der Sanden, M. W.; Buitelaar, J. K. Undertreatment of motor problems in children with ADHD. Child and Adolescent Mental Health. Vol. 15. Núm. 2. p. 85-90. 2010.

-Fuermaier, A.; Tucha, L.; Koerts, J.; Aschenbrenner, S.; Kaunzinger, I.; Hauser, J.; Tucha, O. Cognitive impairment in adult ADHD-Perspective matters!. Neuropsychology. Vol. 29. Núm. 1. p. 45. 2015.

-Garner, A. A.; O’Connor, B. C.; Narad, M. E.; Tamm, L.; Simon, J.; Epstein, J. N. The relationship between ADHD symptom dimensions, clinical correlates and functional impairments. Journal of developmental and behavioral pediatrics: JDBP. Vol. 34. Núm. 7. p. 469. 2013.

-Harpin, V. A. The effect of ADHD on the life of an individual, their family, and community from preschool to adult life. Archives of disease in childhood. Vol. 90. Núm. suppl 1. p.i2-i7. 2005.

-Jacobson, L. A.; Ryan, M.; Martin, R. B.; Ewen, J.; Mostofsky, S. H.; Denckla, M. B.; Mahone, E. M. Working memory influences processing speed and reading fluency in ADHD. Child Neuropsychology. Vol. 17. Núm. 3. p. 209-224. 2011.

-Kadesjo, B.; Gillberg, C. The comorbidity of ADHD in the general population of Swedish school‐age children. Journal of Child Psychology and Psychiatry. Vol. 42. Núm. 4. p. 487-492. 2001.

-Kaiser, M. L.; Schoemaker, M. M.; Albaret, J. M.; Geuze, R. H. What is the evidence of impaired motor skills and motor control among children with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD)? Systematic review of the literature. Research in developmental disabilities. Vol. 36. p. 338-357. 2015.

-Kawabata, Y.; Tseng, W. L.; Gau, S. S. F. Symptoms of attention-deficit/hyperactivity disorder and social and school adjustment: The moderating roles of age and parenting. Journal of Abnormal Child Psychology. Vol. 40. Núm. 2. p. 177-188. 2012.

-Kiphard, E. J.; Schilling, F. Körperkoordinationstest für Kinder: KTK. Beltz Test GmbH. 1974.

-Klotz, J. M.; Johnson, M. D.; Wu, S. W.; Isaacs, K. M.; Gilbert, D. L. Relationship between reaction time variability and motor skill development in ADHD. Child Neuropsychology. Vol. 18. Núm. 6. p. 576-585. 2012.

-Lange, K. W.; Hauser, J.; Lange, K. M.; Makulska-Gertruda, E.; Takano, T.; Takeuchi, Y.; Tucha, O. Utility of cognitive neuropsychological assessment in attention-deficit/hyperactivity disorder. ADHD Attention deficit and hyperactivity disorders. Vol. 6. Núm. 4. p. 241-248. 2014.

-Louzã Neto, M. R. TDAH ao longo da vida. Artmed Editora. 2009.

-Magalhães, L. C.; Missiuna, C.; Wong, S. Terminology used in research reports of developmental coordination disorder. Developmental medicine & child neurology. Vol. 48. Núm. 11. p. 937-941. 2006.

-Mao, H. Y.; Kuo, L. C.; Yang, A. L.; Su, C. T. Balance in children with attention deficit hyperactivity disorder-combined type. Research in developmental disabilities. Vol. 35. Núm. 6. p. 1252-1258. 2014.

-Medina-Papst, J.; Marques, I. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. Vol. 12. Núm. 1. p. 36-42. 2010.

-Melo, M. M.; Lopes, V. P. Associação entre o índice de massa corporal e a coordenação motora em crianças. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 27. Núm. 1. p. 7-13. 2013.

-Mulder, H.; Pitchford, N. J.; Marlow, N. Inattentive behaviour is associated with poor working memory and slow processing speed in very pre‐term children in middle childhood. British Journal of Educational Psychology. Vol. 81. Núm. 1. p. 147-160. 2011.

-Pan, C. Y.; Tsai, C. L.; Chu, C. H. Corpus callosum volume and neurocognition in autism. Journal of autism and developmental disorders. Vol. 39. Núm. 6. p. 834-841. 2009.

-Pasquali, L.; Wechsler, S.; Bensusan, E. Raven's colored progressive matrices for children: a validation study for Brazil. Avaliação Psicológica. Vol. 1. Núm. 2. p. 95-110. 2002.

-Pereira, H. S.; Araújo, A. P.; Mattos, P. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): aspectos relacionados à comorbidade com distúrbios da atividade motora. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. Vol. 5. Núm. 4. p. 391-402. 2005.

-Polanczyk, G.; Lima, M. S.; Horta, B. L.; Biederman, J.; Rohde, L. A. The worldwide prevalence of ADHD: a systematic review and metaregression analysis. American journal of psychiatry. Vol. 164. Núm. 6. p. 942-948. 2007.

-Polatajko, H. J.; Cantin, N. Developmental coordination disorder (dyspraxia): an overview of the state of the art. In: Seminars in pediatric neurology. WB Saunders. 2005. p. 250-258.

-Raven, J.C. Guide to the coloured progressive matrices (Sets A, Ab, B). London. Lewis. 1956.

-Rohde, L. A.; Miguel Filho, E. C.; Benetti, L.; Gallois, C.; Kieling, C. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na infância e na adolescência: considerações clínicas e terapêuticas. Archives of Clinical Psychiatry. Vol. 31. Núm. 3. p. 124-131. 2004.

-Rosch, K. S.; Dirlikov, B.; Mostofsky, S. H. Increased intrasubject variability in boys with ADHD across tests of motor and cognitive control. Journal of abnormal child psychology. Vol. 41. Núm. 3. p. 485-495. 2013.

-Scharoun, S. M.; Bryden, P. J.; Otipkova, Z.; Musalek, M.; Lejcarova, A. Motor skills in Czech children with attention-deficit/hyperactivity disorder and their neurotypical counterparts. Research in developmental disabilities. Vol. 34. Núm. 11. p. 4142-4153. 2013.

-Tassotti, C. TDAH: diagnóstico diferencial e tratamento. 2015.

-Thome, J.; Ehlis, A. C.; Fallgatter, A. J.; Krauel, K.; Lange, K. W.; Riederer, P.; Gerlach, M. Biomarkers for attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD). A consensus report of the WFSBP task force on biological markers and the World Federation of ADHD. The World Journal of Biological Psychiatry. Vol. 13. Núm. 5. p. 379-400. 2012.

-Tseng, M. H.; Henderson, A.; Chow, S. M.; Yao, G. Relationship between motor proficiency, attention, impulse, and activity in children with ADHD. Developmental Medicine & Child Neurology. Vol. 46. Núm. 6. p. 381-388. 2004.

-Tucha, L.; Tucha, O.; Laufkötter, R.; Walitza, S.; Klein, H. E.; Lange, K. W. Neuropsychological assessment of attention in adults with different subtypes of attention-deficit/hyperactivity disorder. Journal of neural transmission. Vol. 115. Núm. 2. p.269-278. 2008.

-Visser, J. Developmental coordination disorder: a review of research on subtypes and comorbidities. Human movement science. Vol. 22. Núm. 4-5. p. 479-493. 2003.

Publicado
2022-08-06
Como Citar
Figueiredo, F. G. V. B. F., Pussieldi, G. de A., Leite, L. B., Rezende, L. M. T., Soares, L. L., & Coelho, E. M. R. T. de C. (2022). Desempenho motor e intelectual de crianças e adolescentes com e sem diagnóstico do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 15(98), 474-483. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/2495
Seção
Artigos Científicos - Original