Ní­vel de motivação de adolescentes após seis semanas de treinamento de boxe em ambiente virtual.

  • Jorge Luiz de Brito Gomes Universidade federal do vale do São Francisco - UNIVASF. Pernambuco. Brasil
  • Leandro Paim Da cruz Carvalho Universidade Federal do Vale do São Francisco Pernambuco (UNIVASF), Colegiado de Educação Física, Petrolina-PE, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVASF, Brasil.
  • Mara Jordana Magalhães Costa Departamento de Educação Fí­sica, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina-PI, Brasil.
  • Ariele Maria de Sousa Moura Escola Superior de Educação Fí­sica, Universidade de Pernambuco, Fortaleza-CE, Brasil.
  • Manoel da Cunha Costa Escola Superior de Educação Fí­sica, Universidade de Pernambuco, Fortaleza-CE, Brasil.
Palavras-chave: Motivação, Exercício físico, Boxe, Aderência

Resumo

A adesão ao exercí­cio fí­sico depende fortemente de fatores motivacionais. Novas práticas de exercí­cios fí­sicos, como video games ativos (VGA), são utilizadas como forma de elevar os ní­veis de atividades fí­sicas também em adolescentes. O objetivo do presente estudo foi analisar o prazer de  adolescentes praticantes de treinamento de boxe em um ambiente virtual ativo e analisar descritivamente a pontuação do jogo. Sete homens participaram do estudo, a motivação foi medida através da escala analógica de motivação visual antes e após seis semanas de treinamento em ví­deo game ativo (Kinect Sports Boxing - três sessões por semana). Eles foram caracterizados como motivados e muito motivados no í­nicio do estudo. Teste T e cálculo para o tamanho do efeito (p <0,05) foram utilizados. Os resultados mostraram que o ní­vel de motivação aumentou em todos os indiví­duos. O subgrupo motivado aumentou mais do que o muito motivado. Seis semanas de treinamento de boxe no VGA é muito prazeroso e aumenta os ní­veis de motivação dos praticantes.

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Publicado
2020-08-04
Como Citar
Gomes, J. L. de B., Da cruz Carvalho, L. P., Costa, M. J. M., Moura, A. M. de S., & Costa, M. da C. (2020). Ní­vel de motivação de adolescentes após seis semanas de treinamento de boxe em ambiente virtual. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 13(88), 1402-1409. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1907
Seção
Artigos Científicos - Original