Efeitos da sí­ndrome de tensão pré-menstrual na atividade fí­sica de alunas universitárias de Educação Fí­sica no Rio de Janeiro

  • Roberto Cláudio Cordeiro da Costa e Silva Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercí­cio e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PGCEE - UERJ); Professor de Anatomia Humana Faculdade de Medicina da Universidade Estácio de Sá.
  • José Nunes da Silva Filho Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Lamartine Pereira Da Costa Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercí­cio e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PGCEE - UERJ);
Palavras-chave: Atividade física, Síndrome de tensão pré-menstrual, Alunas universitárias, Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo do estudo foi à verificação dos efeitos da Sí­ndrome de Tensão Pré-Menstrual (STPM) em graduandas em Educação Fí­sica de uma universidade no Rio de Janeiro, que praticam atividade fí­sica regular ou não, identificando o í­ndice de morbidade, sintomas mais graves que acometem as mulheres em questão, além de averiguar a opinião das alunas se a STPM interfere nas suas atividades fí­sicas. A amostra constou de 129 alunas, cujas idades variaram entre 17 e 46 anos e faixa etária fé©rtil. A pesquisa classificada como um survey, utilizou um questionário para verificação da STPM, idade, principais sintomas e uma autoavaliação da doença. A presente investigação foi aprovada pelo comitê de Ética da Universidade Gama Filho e o parecer foi publicado no site do SISNEP. Os dados quantitativos deste estudo foram analisados e relatados de modo a constar que maioria das alunas são afetadas pela STPM, sendo que o í­ndice de morbidade encontrado foi alto, mas compatí­vel com a literatura especializada. Ademais, os sintomas mais frequentes foram a irritabilidade e as cólicas. Na opinião das pesquisadas, a STPM prejudica a prática de atividades fí­sicas. Na autoavaliação obteve-se uma porcentagem maior de mulheres, que conforme opinião delas sofrem com a doença.

Biografia do Autor

Roberto Cláudio Cordeiro da Costa e Silva, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercí­cio e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PGCEE - UERJ); Professor de Anatomia Humana Faculdade de Medicina da Universidade Estácio de Sá.

Professor de Anatomia Humana para o Curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá. Doutorando em Ciências do Exercí­cio e do Esporte (UERJ), Mestrado em Sexologia pela Universidade Gama Filho (2000) e Pós-Graduado, especialização Lato Sensu em Anatomia Humana pela UNESA (2003). Ex-professor de Anatomia Humana da Universidade Gama Filho ministrando aulas de Anatomia e Neuroanatomia para os cursos de Medicina e Educação Fí­sica, Professor da Disciplina de Educação Fí­sica na Atenção Básica à Saúde, Ex-Coordenador da Pós-Graduação em Anatomia da UNESA (2007/2009). Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em pesquisas sobre Saúde Coletiva/SUS, sexualidade, atividade fí­sica e escolar, atuando como docente das Disciplinas de Anatomia Humana, Atenção Básica à Saúde, Metodologia Cientí­fica, Orientação Sexual segundo os PCN. Desenvolveu mais de 30 pesquisas acerca de Sí­ndrome de Tensão Pré-Menstrual (STPM) e Atividade Fí­sica na Universidade Estácio de Sá. Realiza palestras sobre os temas relacionados acima.

José Nunes da Silva Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Educação Fí­sica (Ciências do Exercí­cio e do Esporte - UGF/RJ); Pós Graduando em Fisiologia do Exercí­cio - Prescrição do Exercí­cio (UGF/SP - 2013); Pós Graduado em Psicopedagogia Clí­nico-Institucional (ESAB/ES - 2011); Graduado em Educação Fí­sica (ESEFAP/Tupã-SP - 2009). Experiência profissional em Treinamento Resistido na Saúde e na Doença. Fui Coordenador Geral de Atividade Fí­sica na Empresa Corpo & Vida e SESI Academia, Body e Life Academia (Dez/2011 a Fev/2013). Experiência como Professor Escolar no Ensino InfantilI e II na Secretaria Estadual da Educação de Rondônia (2010 - 2012) e Centro de Ensino Mineiro

Lamartine Pereira Da Costa, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercí­cio e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PGCEE - UERJ);

Doutorado em Filosofia pela Universidade Gama Filho - UGF (1989) e Livre Docente em Gestão do Esporte pela UERJ (1988). Atualmente é pesquisador visitante da UERJ, Professor Visitante na University of East London-UK e Membro do Conselho Consultivo da Russian International Olympic University. Funções anteriores: membro Conselho Pesquisas do Comitê Olí­mpico Internacional em Lausanne, Suiça (2001-2008), membro da WADA-Montreal (2000-2008), professor visitante Universidade Técnica de Lisboa e da Universidade do Porto (Portugal), Academia Olí­mpica Internacional (Grécia), Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) (1992 - 2007). No Brasil foi professor da Universidade Católica de Petrópolis (Engenharia), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Mestrado em Geografia), UNIRIO (Mestrado em Cultura e Memória Social), USP (Mestrado Educação Fí­sica) e UERJ (Graduação Educação Fí­sica) no perí­odo 1979 - 2002. Tem produção contí­nua em pesquisas desde 1962 no Brasil e no exterior, com inicio na área de meio ambiente.

Referências

-Appolinário, J. C. TDPM, Transtorno Disfórico Pré-Menstrual. São Paulo: Editora Segmento. 2003.

-Brasil.Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física. Brasília: MEC/SEF. 1997.

-Brasil. SISNEP. 2010. Disponível em: <http://portal2.saude.gov.br/sisnep/extrato_projeto.cfm?CODIGO=375946>Acesso em: 20/12/2011.

-Brasil, Ministério da Saúde. CID 10: Código Internacional de Doenças Síndrome de Tensão Pré-Menstrual N94.3. DataSus.2005.Acessado em 10/09/2005. Disponível em: http://datasus.gov.br.

-Cordeiro, R. C. F. S. C. Disciplina de Sexualidade Humana para o Currículo do Curso em Educação Física. Dissertação de Mestrado-UGF, Rio de Janeiro, 2000.

-Cordeiro, R. C. F. S. C.; Pinto, T. A. M. Percepções dos Participantes do 20° Congresso da FIEP acerca de Conhecimentos Sobre a Síndrome de Tensão Pré-menstrual e sua Interferência Nas Atividades Físicas. Revista Meta Science. Vol. 2. Num. 2. p. 45. 2005.

-Cordeiro, R. C. F. S. C.; Goke, Kiyoshi ; Rosa, B. N. ; Pinto, W. C. ; Cordeiro, R. C. F. E. S. C. O Índice de Morbidade de Tensão Pré-Menstrual (STPM) de 74 atletas de alto rendimento de 4 modalidades esportivas diferentes do Rio de Janeiro. In: Congresso da FIEP, 2010, Foz do Iguaçu. FIEP Bulletin. Vol. 80. p. 52. 2010.

-Cordeiro, R. C. F. S. C; Fernandes, R. G.; Conrado, A. O.; Oliveira, D. R. C. A Síndrome de Tensão Pré-Menstrual (STPM) e handebol feminino: um estudo sobre a morbidade e alterações na performance das atletas de uma equipe de handebol feminino de São Gonçalo, RJ, campeã brasileira, com jogadoras de seleção brasileira e de nível internacional. In: 11o EAFFERJ, Cabo Frio. Revista Meta & Science. Rio de Janeiro: Meta Produções. Vol. 3. p. 134. 2006.

-Gaion, P. A.; Vieira, L. F.; Silva, C. M. L. Síndrome pré-menstrual e percepção de impacto no desempenho esportivo de atletas brasileiras de futsal. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Vol. 11. Num. 1. p. 73-80. 2009.

-Klein, C.H; Bloch, K.V. Estudos seccionais. Epidemiologia. São Paulo. Atheneu. p. 125-150. 2004.

-Lebrun, C. M. Effect of the different phases of the menstrual cycle and oral contraceptives on athletic performance. Sports Medicine. Vol. 16. Num. 6. p. 400. 1993.

-Nogueira, C. W. M. O diagnóstico da Síndrome Pré-Menstrual. Revista FEMINA. Vol. 31. Num. 1. p. 53-55. 2003.

-Nogueira, C. W. M.; López, J. R. A; Lucas De Silva, J. R; Leite, E. M; Abreu, A. P. M; Silva, J. L. P. Prevalência dos Sintomas da Síndrome Pré-Menstrual. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Vol. 22. Num. 6. p. 347-351. 2000.

-Porto, C. C. Semiologia Médica. 6ª edição. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2009.

-Popova, S.; Popova-Dobreva, D. Influence of the premenstrual syndrome on the emotional condition of female athlete. Bulletin of the Transilvania University of Braşov. Series VIII. Vol. 4. Num. 53. 2011.

-Timonen, S.; Procopé, B. J. Premenstrual Syndrome and Physical Exercise. Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica. Vol. 50. p. 331-337. 1971.

-Thu, M.; Diaze, O.G. Sawhsarkapaw. Premenstrual Syndrome among Female University Students in Thailand. Vol. 9. Num. 3. p. 158-162. 2006.

-Vaisberg, M.; David, A. M.; Bella, Z. J. D.; Berenstein, E.; Lopes, A. C. Incidência da sindrome pré-menstrual na prática de Esportes. Revista Brasileira de Medicina do Esporte.Vol. 15. Num. 5. p.330-333. 2009.

Publicado
2017-09-01
Como Citar
Costa e Silva, R. C. C. da, Silva Filho, J. N. da, & Da Costa, L. P. (2017). Efeitos da sí­ndrome de tensão pré-menstrual na atividade fí­sica de alunas universitárias de Educação Fí­sica no Rio de Janeiro. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 11(68), 550-557. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1193
Seção
Artigos Científicos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##