Conhecimento dos alunos do curso de Educação Fí­sica sobre treinamento resistido

  • Natan Feter Escola Superior de Educação Fí­sica da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas-RS, Brasil. Grupo de Estudos do Laboratório de Bioquí­mica e Fisiologia do Exercí­cio da ESEF/UFPEL
  • Matheus Pintanel Freitas Escola Superior de Educação Fí­sica da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas-RS, Brasil. Grupo de Estudos do Laboratório de Bioquí­mica e Fisiologia do Exercí­cio da ESEF/UFPEL. Grupo de Estudos em Epidemiologia da Atividade Fí­sica
  • Airton José Rombaldi Escola Superior de Educação Fí­sica da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas-RS, Brasil. Grupo de Estudos do Laboratório de Bioquí­mica e Fisiologia do Exercí­cio da ESEF/UFPEL. Grupo de Estudos em Epidemiologia da Atividade Fí­sica
Palavras-chave: Conhecimento, Educação física, Treinamento, Estudantes, Treinamento de resistência

Resumo

O estudo buscou identificar o ní­vel de conhecimento sobre treinamento resistido (TR) e sua relação com a prática dessa modalidade em alunos dos anos iniciais e finais dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Fí­sica de uma universidade no sul do Brasil. A amostra era composta por universitários de ambos os sexos (n=170), divididos em quatro grupos: alunos do primeiro e último ano dos cursos de bacharelado e licenciatura (diurno/noturno). Assim, foi utilizado um questionário composto por 30 questões fechadas, que propunha identificar o ní­vel de conhecimento sobre TR. O instrumento era dividido em dois domí­nios (15 questões cada): anatomia-cinesiologia e princí­pios-métodos. O escore máximo possí­vel era de 30 pontos (15 pontos por domí­nio), e para que fosse considerado como satisfatório, o escore deveria atingir o ponto de corte de 70% do escore máximo. Entre os alunos que praticavam TR, foi observada prevalência de prática superior a um ano (43,3%). Ainda, os estudantes do último ano dos cursos de licenciatura e bacharelado apresentaram escore total médio de 17,9 e 18,8 pontos (p>0,05). Todavia, os alunos ingressantes obtiveram escores total médio estatisticamente menores (10,6 e 13,5 anos, respectivamente; p<0,001) comparados com os formandos. Após as análises ajustadas, somente a etapa no curso de graduação (β=6,72; p<0,001) e o tempo de prática de TR (β =1,11; p=0,001) mantiveram associações significativas com o escore de conhecimento. Portanto, os resultados sugerem que os alunos do último ano do curso de bacharelado e licenciatura em Educação Fí­sica possuem um conhecimento igualmente insatisfatório sobre TR.

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Publicado
2018-08-12
Como Citar
Feter, N., Pintanel Freitas, M., & Rombaldi, A. J. (2018). Conhecimento dos alunos do curso de Educação Fí­sica sobre treinamento resistido. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 12(76), 632-640. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1476
Seção
Artigos Científicos - Original