Índices de adiposidade e somatotipia de Policiais Militares de Blumenau-SC

  • Luiz Francisco Reis Departamento de Educação Fí­sica e Desportos, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau-SC, Brasil.
  • Débora Aparecida Knihs Programa de pós-graduação em Educação Fí­sica (PPGEF), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis-SC, Brasil.
  • Fernanda Luzzani 10º Batalhão de Policia Militar de Blumenau, Blumenau-SC, Brasil.
Palavras-chave: Polícia Militar, Composição corporal, Antropometria, Saúde

Resumo

O policial militar deve estar preparado para atender as necessidades da sociedade e também preservar sua própria segurança, para tanto um dos requisitos é ter composição corporal adequada, a qual além de ser importante para saúde, também pode afetar seu desempenho profissional. O objetivo deste estudo foi avaliar os í­ndices de adiposidade através do %G, IMC, RCQ e a Somatotipia dos Policiais Militares de Blumenau. A amostra foi composta por 233 policiais, 214 homens e 19 mulheres divididos em 4 grupos com idade entre 20 e 59 anos. Foram mensuradas variáveis antropométricas para determinar o %G, IMC, RCQ e Somatotipia. Os resultados obtidos demonstraram que foram encontradas diferenças significativas (p≤0,05) entre as faixas etárias somente para o sexo masculino no %G, IMC, RCQ.  Os policiais do sexo masculino apresentaram um %G dentro do preconizado na faixa etária de 20-29 anos e no sexo feminino o %G ficou acima do recomendável na faixa etária de 40-49 anos. No que tange ao IMC dos policiais militares deste estudo apenas 26,16% dos homens e 78,95% das mulheres se encontram dentro da faixa recomendável. Os valores do í­ndice Relação Cintura Quadril para ambos os sexos foram classificados como baixo risco. Em relação a Somatotipia a classificação dos policiais foi endo-mesomorfo e endomorfo-mesomorfo predominantemente para homens e mulheres respectivamente. Assim, a manutenção da avaliação de forma constante é primordial para a manutenção ou aprimoramento da composição corporal, recomendando-se prática regular de exercí­cios fí­sicos e alimentação balanceada.  

Biografia do Autor

Luiz Francisco Reis, Departamento de Educação Fí­sica e Desportos, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau-SC, Brasil.

Professor Dr. do departamento de Educação Fí­sica e desportos da Universidade Regional de Blumenau. Leciona as disciplinas: Cinenatropometria, Biomecânica Aplicada à Educação Fí­sica, Fundamentos Metodoslógicos do Handebol e Pesquisa em Educação Fí­sica. Coordenador do Laboratório de Cinenatropometria e Biomecânica.

Referências

-Assunção, G.V.; Vieira, C.M.S. Composição corporal por bioimpedância de policiais da Companhia de Choque do BPRONE da Polícia Militar do Piauí. Somma. Vol. 1. Núm. 1. p. 68-77. 2015.

-Azevedo, E.M.; e colaboradores. Análise da qualidade de vida e do nível de atividade física dos policiais militares do comando geral da polícia miliar de mato grosso para prevenção de doenças. Revista de Administração do Sul do Pará (REASP). FESAR. Vol. 3. Núm. 2. p. 14-31. 2016.

-Berria, J.; Daronco, L.S.E.; Bevilacqua, L.A. Aptidão motora e capacidade para o trabalho de policiais militares do batalhão de operações especiais. Salusvita. Vol. 31. Núm. 2. 89-104. 2011.

-Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

-Ciolac, E.G.; Guimarães, G.V. Exercício físico e síndrome metabólica. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 10. Núm. 4. p. 319 -324. 2004.

-Donadussi, C; Oliveira, A.F.; Fatel, E.C.S.; Dichi, J.B.; Dichi, I. Ingestão de lipídios na dieta e indicadores antropométricos de adiposidade em policiais militares. Rev. Nutr. Vol. 22. Núm. 6. p. 847-855. 2009.

-Esteves, J. V. D. C.; e colaboradores. Caracterização da condição física e fatores de risco cardiovascular de policiais militares rodoviários. Revista Andaluza de Medicina del Deporte. Vol. 7. Núm. 2. p. 66-71. 2014.

-Foss, M.L.; Keteyan, S.J. Bases fisiológicas do exercício e do esporte. 6ª edição. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2000.

-Freitas, A.V.; Prado, L.P.; Silva, R.J.S. Associação entre o percentual de gordura e o VO2 máximo na estimativa de fatores de riscos relacionados à saúde em policiais militares do município de Aracaju-SE. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 1. Núm. 1. p. 87-95. 2007.

-Hage, C.C.E.; Reis Filho, A.D. Análise do desempenho físico e perfil antropométrico dos alunos do 28 Curso de Formação de Soldados da PM/MT -CEsp após 12 semanas de treinamento físico. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 7. Núm. 41. p. 498-505. 2013.

-Heyward, V.H.; Wagner, D.R. Applied body composition assessment. Champaign, Human Kinetics, 1996.

-Heyward, V.H. Avaliação Física e prescrição de exercício: técnicas avançadas. 6ªedição. Porto Alegre. Artmed. 2013.

-esus, G.M.; Jesus, E.F.A.; Mota, N.M. Excesso de peso em policiais militares de Feira de Santana, Bahia. Anais do XVII CONBRACE 11 a 16 de setembro de 2011, Porto Alegre. Disponível em: http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011/index

-Jesus, G.M.; Jesus, É.F.A. Nível de atividade física e barreiras percebidas para a prática de atividades físicas entre policiais militares. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 34. Núm. 2. p. 433-448. 2012.

-Lima, A.D.; e colaboradores. A associação do índice de massa corpórea com a relação cintura/quadril no comprometimento da saúde de policiais militares no estado do Ceará. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol.10. Núm. 59. p. 330-339. 2016.

-Luz, R.K.; Lucas, R.D.; Caputo F. Perfil antropométrico e somatotipico de policiais do BOPE do estado de Santa Catarina. Educação Física em Revista. Vol. 5. Núm. 3. 2011.

-Michaelides, M.A.; e colaboradores. Assessment of physical fitness aspects and their relationship to firefighters' job abilities. Journal of Strength and Conditioning Research. Vol. 25. Núm. 4. p. 956-965. 2011.

-Moreira, A.; Beltrame, L.G.N.; Tonello, L.; Àlvarez, D.A.B. A composição corporal e o desempenho máximo aeróbio dos policiais do Batalhão de Policiamento Escolar da Polícia Militar do Distrito Federal. Educação Física em Revista. Vol. 6. Núm. 3. 2012.

-Norton, K.; Olds, T. Antropométrica: um livro sobre medidas corporais para o esporte e cursos da área da saúde. Porto Alegre. Artmed. 2005.

-Petroski, E.L. Antropometria: técnicas e padronizações. 5ª edição. Várzea Paulista-SP. Fontoura. 2011. 208p.

-Pollock, M.L.; Wilmore J. H. Exercícios na saúde e na doença. Avaliação e prescrição para prevenção e reabilitação. Trad. Maria Cristina A. de Souza. 2ªedição. Rio de Janeiro. Editora Médica e Científica. 1993.

-Rodrigues Añez, C.R. Sistema de avaliação para a promoção e gestão do estilo de vida saudável e da aptidão física relacionada à saúde de policiais militares. Florianópolis. Tese de Doutorado em Engenharia de Produção.Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. 2003.

-Santos, M.R.; Fernandes Filho, J. Estudo do perfil dermatoglífico, somatotípico e das qualidades físicas dos policiais do batalhão de operações especiais (PMERJ) no ano de 2005. Revista Fitness & Performance Journal. Vol. 6. Núm. 2. 2007.

-Stewart, A.; Marfell-Jones, M.; Olds, T.; Ridder, H. International Standards for Antropometric Assessment. New Zeland. ISAK. 2011.

-Tahan, F.; Pereira, J.C. Avaliação de risco cardiovascular por indicadores antropométricos em policiais militares de um batalhão do Sul de Minas Gerais. Nutrição Brasil. Vol. 14. Núm. 4. p. 2015.

-Velho, N.M.; Pires Neto, C.S. Antropometria e Composição Corporal em Mulheres Militares. Kinesis. p. 63-74. 1992.

-Weineck,J. Atividade física e esporte: para quê?. Manole. 2003.

-World Health Organization. Obesity: preventing and managing the global epidemic. Report of a World Health Organization Consultation. Geneva: World Health Organization, 2000. p. 256. WHO Obesity Technical Report Series, n. 284.

-Zorec,B. Anthropometric Characteristics in Police Officers. Journal of Criminal Justice and Security. Vol. 1. p. 26-35. 2001.

Publicado
2020-05-03
Como Citar
Reis, L. F., Knihs, D. A., & Luzzani, F. (2020). Índices de adiposidade e somatotipia de Policiais Militares de Blumenau-SC. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 13(86), 1004-1013. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1845
Seção
Artigos Científicos - Original