Importância do trabalho psicomotor em aulas de educação fí­sica para pessoas com deficiência

  • Leonardo Mateus Teixeira de Rezende Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal
  • Osvaldo Costa Moreira Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal
  • Juliana de Oliveira Torres Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal
Palavras-chave: Pessoa deficiente, Educação física, Desempenho psicomotor

Resumo

O conhecimento sobre a deficiência e sobre métodos de educação que busquem desenvolver as potencialidades das pessoas com deficiência (PCD) é de grande importância para geração de informações atualizadas e específicas em prol dessa população. Nesse sentido, a Psicomotricidade, que é uma ciência que busca o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, motores e afetivos das PCD, leva em consideração a exploração das potencialidades individuais, buscando melhorá-las. Dessa maneira, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a importância dotrabalho psicomotor em aulas de Educação Física para PCD. Através desse levantamento teórico foi possível verificar que aulas de Educação Física Adaptada, com base na psicomotricidade, voltadas para as PCD influenciam positivamente no seu desenvolvimento global, oportunizando melhores condições motoras de aspectos cognitivos e sociais, o que implica em melhor qualidade de vida para esse grupo populacional.

Biografia do Autor

Leonardo Mateus Teixeira de Rezende, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal

Aluno do sexto perí­odo do curso de Licenciatura em Educação Fí­sica da Universidade Federal de Viçosa-Campus Florestal. Trabalhou como bolsista do projeto de extensão (PIBEX) O Ciclismo como atividade extra-curricular para jovens do ensino básico, fundamental e médio do municí­pio de Florestal. Atualmente trabalha no projeto de extensão Saúde e Qualidade de Vida para a Pessoa com Deficiência como bolsista PIBEX sob orientação do professor Osvaldo Costa Moreira.

Osvaldo Costa Moreira, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal

Docente do Curso de Educação Fí­sica da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Membro e pesquisador do grupo de pesquisa em Atividade Fí­sica e Saúde da Universidade Federalde Viçosa - Campus Florestal. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Atividade Fí­sica e Saúde, Fisiologia do Exercí­cio, Avaliação Fí­sica e Funcional, Treinamento de Força e Fatores de Risco Cardiovascular.

Juliana de Oliveira Torres, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e mestrado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é docente na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal, como professora Assistente. Experiência na área de Educação Fí­sica, atuando principalmente nos seguintes temas: Basquetebol, Voleibol, Handebol e Educação Fí­sica Adaptada.

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Publicado
2014-10-10
Como Citar
Rezende, L. M. T. de, Moreira, O. C., & Torres, J. de O. (2014). Importância do trabalho psicomotor em aulas de educação fí­sica para pessoas com deficiência. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 8(47). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/672
Seção
Artigos Científicos - Revisão