Regulações motivacionais para prática de exercícios físicos em universitário de Educação Física

  • Higor Lima Bolsista de Iniciação Científica, graduando em Educação Física, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil.
  • Eloel Benetti Zavorski Mestre em Biociências e Saúde, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil.
  • Josiane Aparecida de Jesus Mestre em Biociências e Saúde, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil.
  • Gracielle Fin Doutora em Esporte e Saúde (Deporte y Salud) - UMH, docente na Universidade do Oeste de Santa Catarina.
  • Rudy José Nodari Júnior Doutor em Ciências da Saúde, UFRN-RN Diretor científico Salus Dermatoglifia - Polo Inovale - Joaçaba, Santa Catarina, Brasil.
Palavras-chave: Exercícios Físico, Teoria da Autodeterminação, Motivação

Resumo

O comportamento ativo de médio a longo prazo pode ser influenciado por distintos fatores entre ele a Motivação. Baseando-se na teoria da autodeterminação (TAD), o objetivo deste estudo é investigar as regulações motivacionais para à prática exercícios físicos e caracterizar o perfil motivacional de uma amostra de acadêmicos. Amostra composta por 63 acadêmicos, separados em dois grupos: 14 do sexo feminino e 49 do sexo masculino. Os instrumentos utilizados são: BREQ-2 e BPNES. Em relação as regulações motivacionais, para o sexo masculino a motivação intrínseca é maior média encontrada (3,53 ±019, para o sexo feminino a motivação identificada (3,55 ±0,52), para as NPB, observa-se que as médias de ambos os gêneros estão em níveis elevados, demonstrando em comportamentos mais positivos em relação a prática. Podemos inferir que o perfil motivacional da amostra analisada, destaca-se por níveis elevados de autodeterminação sugerindo o comportamento iniciado pela própria pessoa.

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Publicado
2024-12-12
Como Citar
Lima, H., Zavorski, E. B., Jesus, J. A. de, Fin, G., & Nodari Júnior, R. J. (2024). Regulações motivacionais para prática de exercícios físicos em universitário de Educação Física. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 18(117), 441-449. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/2916
Seção
Artigos Científicos - Original