Lutas para crianças com e sem deficiência

  • Maicon Serví­lio Pereira Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Fí­sica da Unicamp, Grupo de Estudos e Pesquisa em Lutas da Faculdade de Educação Fí­sica da UNICAMP, Brasil.
  • Leonardo Cavalheiro Scarpato Pós-graduado em Psicomotricidade-Instituto Nacional de Deporte Y Recreación, Cuba.
  • Ricardo Manoel de Oliveira Zambelli Pós-graduado em Pedagogia do Esporte Educacional, Brasil.
  • Maria Luiza Tanure Alves Faculdade de Educação Fí­sica da Unicamp, Brasil.
  • Edison Duarte Faculdade de Educação Fí­sica da Unicamp, Brasil; International Wheelchair & Amputee Sports Federation, IWAS, Grã-Bretanha.
  • José Júlio Gavião de Almeida Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Fí­sica da Unicamp, Brasil; Comitê Paralí­mpico do Brasil, Brasil.
Palavras-chave: Luta, Crianças, Deficiência

Referências

-Alves, M. L. T.; Duarte, E. A inclusão do deficiente visual nas aulas de educação física da escola: impedimentos e oportunidades. Human Social Science. Maringá. Vol. 27. Núm. 2. p. 231-237. 2005.

-Antunes, M. M.(org.), Iwanaga, C. C. Aspectos multidisciplinares das artes marciais. Jundiaí. Paco Editorial. 2013. 172 p.

-BRASIL. Secretaria de educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/fisica.pdf>. Acesso em: 7/10/2016.

-Gomes, M. S. P.; e colaboradores. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento. Vol. 16. Núm. 2. p. 207-227. 2010.

-Gomes, M. S. P. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. Dissertação de Mestrado em Educação Física. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física. 2008. 139 p.

-Gomes, M. S. P.O ensino do saber lutar na universidade: estudo da didática clínica nas lutas e esportes de combate. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física. 2014. 183 p.

-Pereira, M. S. Projeto de extensão Escolinha de lutas: uma estratégia pedagógica. Orientação de José Júlio Gavião de Almeida. Campinas. 2013. 64 p. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000949076>. Acesso em: 9/10/2016.

-Oliveira Filho, C. W.; Mello, M T. Esporte Paralímpico. São Paulo. Atheneu. 2012. 254 p.

-Zambelli, R. M. O. Violência Escolar: A prática do Karatê-Do no Programa Escola da Família. TCC de Graduação na Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2013.

Publicado
2016-11-19
Como Citar
Pereira, M. S., Scarpato, L. C., Zambelli, R. M. de O., Alves, M. L. T., Duarte, E., & de Almeida, J. J. G. (2016). Lutas para crianças com e sem deficiência. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 10(63), 925-927. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1227
Seção
Artigos Científicos - Original