A composição corporal está associada ao componente aeróbio, potência e força nas artes marciais mistas (MMA)
Resumo
Introdução: O mixed martial arts (MMA) é um esporte de combate que mescla modalidades de percussão e domínio, com demandas específicas para variáveis de aptidão física e composição corporal. Objetivo: Verificar e correlacionar as capacidades físicas e de composição corporal de atletas de MMA. Métodos: Participaram do estudo 10 atletas do sexo masculino. O coeficiente de correlação de Pearson foi adotado para calcular as correlações entre as capacidades físicas mensuradas e as medidas de composição corporal, com a significância estabelecida em P < 0,05. Resultados: O percentual de gordura apresentou correlação negativa (p = 0,01, r = - 0,717) com a altura do salto com contra movimento, com o consumo máximo de oxigênio (VO2máx) (p = 0,039, r = - 0,58). Adicionalmente, a massa magra foi correlacionada positivamente com a carga absoluta no supino (p = 0,007, r = 0,741) e agachamento (p = 0,014, r = 0,686). Conclusão: A composição corporal pode influenciar positivamente e negativamente o desempenho de atletas de MMA.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).