Índices de adiposidade e somatotipia de Policiais Militares de Blumenau-SC

  • Luiz Francisco Reis Departamento de Educação Física e Desportos, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau-SC, Brasil.
  • Débora Aparecida Knihs Programa de pós-graduação em Educação Física (PPGEF), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis-SC, Brasil.
  • Fernanda Luzzani 10º Batalhão de Policia Militar de Blumenau, Blumenau-SC, Brasil.

Resumo

O policial militar deve estar preparado para atender as necessidades da sociedade e também preservar sua própria segurança, para tanto um dos requisitos é ter composição corporal adequada, a qual além de ser importante para saúde, também pode afetar seu desempenho profissional. O objetivo deste estudo foi avaliar os índices de adiposidade através do %G, IMC, RCQ e a Somatotipia dos Policiais Militares de Blumenau. A amostra foi composta por 233 policiais, 214 homens e 19 mulheres divididos em 4 grupos com idade entre 20 e 59 anos. Foram mensuradas variáveis antropométricas para determinar o %G, IMC, RCQ e Somatotipia. Os resultados obtidos demonstraram que foram encontradas diferenças significativas (p≤0,05) entre as faixas etárias somente para o sexo masculino no %G, IMC, RCQ.  Os policiais do sexo masculino apresentaram um %G dentro do preconizado na faixa etária de 20-29 anos e no sexo feminino o %G ficou acima do recomendável na faixa etária de 40-49 anos. No que tange ao IMC dos policiais militares deste estudo apenas 26,16% dos homens e 78,95% das mulheres se encontram dentro da faixa recomendável. Os valores do índice Relação Cintura Quadril para ambos os sexos foram classificados como baixo risco. Em relação a Somatotipia a classificação dos policiais foi endo-mesomorfo e endomorfo-mesomorfo predominantemente para homens e mulheres respectivamente. Assim, a manutenção da avaliação de forma constante é primordial para a manutenção ou aprimoramento da composição corporal, recomendando-se prática regular de exercícios físicos e alimentação balanceada.  

Biografia do Autor

Luiz Francisco Reis, Departamento de Educação Física e Desportos, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau-SC, Brasil.

Professor Dr. do departamento de Educação Física e desportos da Universidade Regional de Blumenau. Leciona as disciplinas: Cinenatropometria, Biomecânica Aplicada à Educação Física, Fundamentos Metodoslógicos do Handebol e Pesquisa em Educação Física. Coordenador do Laboratório de Cinenatropometria e Biomecânica.

Publicado
2020-05-03
Como Citar
Reis, L. F., Knihs, D. A., & Luzzani, F. (2020). Índices de adiposidade e somatotipia de Policiais Militares de Blumenau-SC. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 13(86), 1004-1013. Recuperado de http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1845
Seção
Artigos Científicos - Original