O treino aeróbico contínuo é mais eficiente que o treino aeróbico intervalado na resposta hipotensora pós-esforço em hipertensos controlados
Resumo
Introdução: Tem sido postulado que o exercício físico atua como agente hipotensor, principalmente relacionado aos efeitos imediatos após o exercício, denominado hipotensão pós-exercício (HPE). Objetivo: analisar a HPE em dois diferentes métodos de exercício aeróbico em indivíduos hipertensos controlados. Métodos: A amostra foi composta por 16 voluntários hipertensos e devidamente controlados. Estes realizaram duas sessões de exercício físico distintas e separadas por intervalo mínimo de 48 horas e a ordem de execução dos treinos foi feita por sorteio. Os protocolos utilizados no presente estudo foram o treinamento aeróbio contínuo, em que foi realizado 40 minutos de exercício aeróbico contínuo a 60% da frequência cardíaca de reserva (FCR) enquanto o exercício aeróbio intervalado foi realizado em 20 minutos, sendo organizado de modo que os voluntários executassem um minuto a 85% da FCR e recuperação de três minutos a 50% da FCR. As mensurações da pressão arterial média (PAM) e frequência cardíaca (FC) foram realizadas em ciclos de cinco minutos durante 30 minutos. A análise dos dados foi realizada pelo teste de ANOVA com nível de significância quando p<0,05. Resultados: Os dois métodos de treino ocasionaram HPE durante os 30 minutos de recuperação, comparado ao momento 0 (p<0,001). Além disso, o método contínuo apresentou diferença significativa comparado ao intervalado nos momentos 20, 25 e 30 (p<0,05). Com relação à FC pós-esforço foi observado diferença significativa entre o momento 0 e os demais momentos (p<0,05). Conclusão: Ambos os protocolos ocasionaram HPE porém o método contínuo evidenciou maior HPE que o método intervalado.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).