Prescrição de exercícios para pacientes com cardiomiopatia chagásica: uma revisão sistemática

  • Pedro Lucas de Oliveira Soares Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador-BA, Brasil.
  • Ana Quenia Gomes da Silva Departamento de Biorregulação, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador-BA, Brasil.

Resumo

A Cardiomiopatia chagásica é uma das principais causas de insuficiência cardíaca e morte súbita na América Latina. Atualmente, estima-se que haja 12 milhões de brasileiros infectados pelo Trypanosoma cruzi, e que destes, cerca de 1,9 milhão desenvolverão a cardiomiopatia chagásica. A prática de exercício físico surge como uma opção coadjuvante no tratamento da doença de Chagas, atenuando os efeitos de sua progressão e melhorando a qualidade de vida destes pacientes. Entretanto, não há um consenso sobre um protocolo de exercícios para pacientes chagásicos. Desta forma, o objetivo deste estudo foi propor um protocolo de exercícios para pacientes com cardiomiopatia chagásica, com base nos estudos publicados acerca do tema. Trata-se de uma revisão sistemática, utilizando os Descritores: Chagas, Chagas miocardiophaty, Chagas Heart Disease e Exercise nas bases de dados Scielo e PubMed. Foi selecionado um total de sete artigos, para elaboração desta revisão, publicados entre os anos de 2010 a 2018. Os protocolos disponíveis preconizam que a prática de exercícios aeróbicos numa frequência de duas a três vezes por semana, com sessões de 60 minutos de duração, em intensidade de leve a moderada, por pelo menos dois meses, já promove benefícios à função cardíaca, respiratória e funcional destes indivíduos, impactando positivamente na qualidade de vida dos pacientes com miocardiopatia Chagásica. Assim, a indicação de protocolos de exercícios com estas características pode ser utilizada como uma opção de terapia não medicamentosa de baixo custo em associação ao tratamento clássico destes pacientes.

Biografia do Autor

Pedro Lucas de Oliveira Soares, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador-BA, Brasil.
Graduando em Fisioterapia; Monitor de Fisiologia do Exercício; Monitor de Cardiologia Aplicada à Fisioterapia e Estagiário no setor de Terapia Intensiva do Hospital da Bahia. Área de interesse: Fisioterapia Cardiovascular
Ana Quenia Gomes da Silva, Departamento de Biorregulação, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador-BA, Brasil.
Graduada em Fisioterapia, com especialização em Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória, e pós-graduação em Fisiologia humana com foco na Regulação neuro-hormonal do sistema cardiovascular. Atualmente é professora e pesquisadora da UFBA, com interesse particular em Fisiologia do Exercício, Nutrição e situações de alteração da Fisiologia como envelhecimento e doenças.
Publicado
2020-05-03
Como Citar
Soares, P. L. de O., & da Silva, A. Q. G. (2020). Prescrição de exercícios para pacientes com cardiomiopatia chagásica: uma revisão sistemática. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 13(87), 1220-1230. Recuperado de http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1887
Seção
Artigos Científicos - Original